Tecnoset - Suporte

6 perigos da utilização de equipamentos de informática obsoletos em empresas

Se existe uma verdade que todo profissional de TI conhece é que quanto mais a tecnologia avança, mais rápido uma empresa cresce. Ou seja, o poder que novas ferramentas e hardwares dão ao longo dos anos é exponencial.

Por isso, uma empresa que quer se manter relevante não pode trabalhar com equipamentos de informática obsoletos. A falta de um bom ciclo de atualizações e gerenciamento impede qualquer negócio de aplicar o dinamismo e a inovação necessárias para sobreviver no mercado do futuro.

Quer saber por que isso acontece? Quer argumentos para convencer outras diretorias da necessidade de investir em tecnologia? Listamos 6 motivos que você precisa ter em mente. Acompanhe!

1. Perda de produtividade

Vamos começar por questões mais simples e diretas que qualquer profissional de TI pode reparar em sua rotina. Até por depender diariamente de softwares e hardwares em seu trabalho, você sabe o quanto que um computador lento atrapalha.

A perda de performance ao longo do tempo acontece tanto pela própria degradação dos equipamentos de informática, quanto pela demanda que aumenta dos softwares mais atuais.

O PC de 5 anos atrás era ótimo para um determinado programa, mas a versão atual (com mais ferramentas e recursos) já não consegue funcionar tão bem.

Mas nem apenas esses equipamentos perdem capacidade ao longo do tempo. Periféricos e máquinas de apoio também podem se desgastar pelo uso pesado e constante de um escritório — as impressoras são um exemplo claro disso.

Isso resulta em tarefas que demoram cada vez mais para serem realizadas. Pode ser um segundo aqui, um momento a mais ali e, no fim do mês, isso se soma em horas perdidas, prejudicando toda a empresa.

2. Perda de competitividade

Mas não é apenas a produtividade que fica comprometida com ferramentas obsoletas. A própria capacidade criativa e de inovação da empresa se perde quando ela não investe em tecnologia.

Equipamentos de informática novos geralmente apresentam capacidades inéditas e possibilidades de uso cada vez mais disruptivas. Afinal, quem produz esse tipo de produto está sempre olhando para a frente.

Um exemplo é como o Big Data vem influenciando estratégias de negócio com o passar do tempo. São análises e tomadas de decisões baseadas em grandes volumes de dados, que seriam impossíveis de serem trabalhados com efetividade em computadores mais antigos.

Ou seja, atualizar a infraestrutura do escritório é uma porta para o futuro. Quem abre mão desse investimento perde a chance de se tornar competitivo.

3. Riscos para a segurança da empresa

E se estamos falando do valor que os dados estão ganhando dentro das empresas, é natural imaginar que isso os torne ainda mais atraentes para criminosos virtuais.

Como gerente de TI, você deve saber bem o modo mais comum de atuação desse tipo de ameaça: o hacker estuda vulnerabilidades que são corrigidas em softwares e hardwares e utiliza esse conhecimento para atacar as infraestruturas que não foram atualizadas.

Ou seja, equipamentos de informática obsoletos são uma das grandes falhas de segurança em potencial para empresas. Se as outras diretorias ainda não se preocupam com esse risco, é hora de convencê-los do que está em jogo: a sobrevivência do negócio.

4. Tempo de parada e trabalho perdido

Essa pode ser uma extensão da discussão sobre produtividade, portanto, queremos reforçar um pouco mais esse ponto — não só com a demora em realizar um trabalho, mas quando simplesmente não é possível fazê-lo.

Equipamentos de informática obsoletos estão sujeitos a problemas que paralisam a produção ou fazem as horas de trabalho se perderem com uma pane.

Muitas vezes é difícil, por exemplo, encontrar peças de reposição, o que pode deixar uma estação de trabalho dias sem funcionar. Quando a empresa investe em atualizações mais frequentes, esse risco é muito menor e a própria TI fica mais tranquila para focar seus esforços em questões mais estratégicas.

5. Custo alto de manutenção

Não é só mais uma manutenção necessária, ela também se torna mais cara. Isso pode se materializar no que dissemos acima sobre peças mais difíceis de encontrar (portanto, mais caras) ou apenas em falhas de equipamentos que se tornam mais complexas.

Um dos focos das empresas do futuro é na otimização da TI — tanto no seu trabalho, quanto no seu orçamento. Se os investimentos na área se tornam cada vez mais importantes, a forma como gastos são geridos pela equipe terá impacto em toda a empresa.

E se eficiência é a chave, custos com equipamentos defasados se tornam o pior cenário possível. É um gasto mais elevado do que poderia ser e que está apenas criando soluções paliativas em ferramentas que já estão obsoletas.

Não é fácil encontrar esse equilíbrio entre um ciclo de atualizações que aproveite o máximo de sua infraestrutura antes de trocar, mas que não estenda sua utilização mais do que ela é capaz de ser otimizada.

Mesmo assim, dá para fazer! Essa é uma questão tanto de planejamento e monitoramento da TI, quanto uma sinergia com o departamento financeiro para garantir os recursos certos na hora certa.

6. Gastos desnecessários com equipamentos de informática obsoletos

Sim, a manutenção é um custo que pesa no orçamento da TI, mas não é o único gasto desnecessário que você pode eliminar da empresa com foco em atualização de infraestrutura.

Um exemplo muito comum é o uso de impressoras defasadas, que consomem muito mais tinta do que o necessário e causam o desperdício de insumos quando o papel agarra e amassa com frequência — isso sem contar em problemas com a impressão que exigem a repetição do processo várias vezes além do necessário.

Vamos encerrar focando nesse caso específico: como você conseguiria otimizar o uso de impressoras na empresa para evitar gastos desnecessários, manter a eficiência da operação e ainda ter recursos sobrando para outras ações dentro da TI?

O outsourcing é o caminho mais buscado por empresas no mundo todo nesse sentido. Ter uma parceria especializada para dimensionamento, implementação e aquisição de infraestrutura de impressão facilita o seu trabalho e garante que o escritório vai funcionar sempre com seu máximo potencial produtivo.

Se equipamentos de informática obsoletos atrapalham toda a empresa, é de sua responsabilidade reverter esse quadro. Buscar parcerias pode ser o primeiro passo para resolver o problema.

Que tal entrar em contato conosco? Acesse agora mesmo o nosso site e conheça nossa solução de outsourcing de impressão!