Tecnoset

Como ter eficiência na gestão de documentos das contas médicas?

O uso intensivo da tecnologia, da automação de processos e da gestão de documentos na área da saúde vem crescendo vertiginosamente, ano-a-ano.

Esta é uma megatendência, que não por acaso, ficou muito fácil de verificar há poucos dias atrás, quando ocorreu em São Paulo a Hospitalar 2018, maior feira de negócios sobre o setor de saúde no Brasil.

Leia mais aqui sobre “A Hospitalar 2018 e o setor de saúde”

Contas Médicas

Dentre as soluções que vêm se destacando, encontramos a solução de contas médicas, que agiliza e facilita o trâmite de documentos para realização dos processos de auditoria e de pagamento entre as empresas.

As conexões entre seguradoras e suas prestadoras de serviço geralmente são demoradas e envolvem grande volume de documentos enviados, manuseados e alterados de forma física, sem controle eletrônico.

Como consequência desta enorme movimentação, há uma quantidade significativa de documentos perdidos e extraviados, gerando custos financeiros e desperdício de tempo para as empresas. Além claro, de atrasar os processos de auditoria e faturamento.

Baixe aqui o infográfico “As vantagens do documento digital”

A rotina é sempre a mesma, onde os funcionários da prestadora de serviço adicionam guias e protocolos nos documentos. Depois, enviam fisicamente para a seguradora, que automaticamente digitaliza, indexa e armazena em seus arquivos físicos e em seu ECM.

Automação de processos

A automação da gestão de documentos na área da saúde permite que seus funcionários capturem, organizem e processem papéis e documentos eletrônicos de forma eficaz, ágil e econômica.

Pode também, se integrar diretamente com as aplicações já utilizadas na empresa, facilitando sua implantação e utilização dentro da Organização. Veja como:

Dessa forma, através de um fluxo eletrônico, a solução dispara alertas aos envolvidos no processo de auditoria da seguradora, que podem acessar, acompanhar os processos e dar autorização via Web.

Após aprovação, a documentação segue para a produção médica, que valida os documentos e encaminha para faturamento.

Conheça o case “Unimed Recife: digitaliza processo de auditoria e análise de contas medicas”

O resultado é o aumento da segurança e sigilo das informações, da diminuição de risco de perda e extravio. Sem falar no ganho de tempo em todo o processo.

Outros benefícios da solução de gestão de documentos nas contas médicas são a redução de custos para ambas as empresas e a rastreabilidade de todas as transações durante e após a finalização do processo.

A TECNOSET possui consultores especializados que podem fazer uma visita (sem compromisso) para mostrar na prática como obter todos os benefícios da automação da gestão de documentos.

Fale com a TECNOSET e solicite nossa visita!

Não deixe de acessar nosso blog e assinar a newsletter TECNOSET. Assim você estará sempre bem informado sobre gestão de documentos e gestão de impressão!