Com o avanço da internet uma nova modalidade de comércio ganhou muita força: as vendas online ou e-commerce.

Segundo pesquisa Webshoppers 2017 o e-commerce é uma atividade que não para de crescer no mundo, tendo

registrado 11% de aumento mesmo em meio à crise.

 

A facilidade e praticidade que impulsionam esse setor permitiram que novos negócios evoluíssem, abrindo espaço

tanto para novos empreendedores quanto para grandes empresas varejistas que viram oportunidades de expandirem

sua atuação para além das lojas físicas (vendendo, muitas vezes, por dois canais).

 

No entanto, não só oportunidades como também desafios são trazidos com essa medida.

 

Em algumas épocas, como a Black Friday que se aproxima ou mesmo datas comemorativas como Natal e Dia das

Mães, o desafio pode se tornar ainda maior, pela elevação no número de pedidos e a necessidade de gerenciar eficaz

e rapidamente toda a demanda.

Somente a Black Friday deste ano, de acordo com estimativas feitas pela Associação Brasileira de Comércio

Eletrônico (ABComm), deve movimentar R$ 2,5 bilhões, elevando 18% o faturamento desse evento em relação ao

ano anterior.

Com isso os grandes varejistas e os e-commerces precisam se preparar para dar conta da operação com o

melhor custo x benefício. E é nesse ponto que esses negócios podem esbarrar em um problema: a infraestrutura

de impressão.

Um fator crítico desse segmento é a impressão das DANFES nos centros de distribuição, que são como versões

físicas das notas fiscais emitidas eletronicamente.

 

Para atender esse cenário da melhor forma, veja de que modo o outsourcing de impressão pode agregar (leia também: Como elaborar uma RFP de serviços de impressão)

 

Know-how para lidar com ambientes de impressão diferentes

Levando em consideração que cada um dos ambientes que necessitam de atendimento do parque de impressoras

tem suas especificidades, apostar em um serviço de outsourcing de impressão permite obter ajuda na medida certa.

 

Isso porque uma das grandes vantagens é agregar expertise ao processo, que irá contar com profissionais bem

treinados e conhecedores exatamente desse tipo de cliente, compreendendo as características do varejo que exigem

experiência em 3 ambientes de impressão: centro administrativo, centro de distribuição e as lojas

físicas (quando for o caso).

 

Especialistas que conhecem as necessidades, dinâmica e funcionamento das lojas podem oferecer soluções mais

ajustadas às particularidades de cada operação, agilizando o processo, evitando desperdícios e

implementando as melhores soluções e opções para otimizá-lo.

E tudo isso com homologação feita no ambiente do cliente (conheça também: As melhores práticas na gestão de impressão).

 

Gestão proativa e maior controle e qualidade nos processos

Apenas para contextualizar uma das situações, as DANFES exigem impressão da primeira página abaixo de 5

segundos — um fator bastante crítico — para não parar a esteira de produtos e comprometer o andamento das

expedições.

Com outsourcing de impressão, esse desafio é administrado de forma muito melhor, já que há um plano de

contingência para garantia de SLA (níveis de entrega) que ocorre de forma muito mais satisfatória.

Além disso, consegue-se também forte gestão de insumos e do parque de equipamentos com manutenção

proativa, o que assegura rápida intervenção em caso de falhas técnicas ou eventuais problemas com qualquer uma

das máquinas.

Máquinas eficientes por meio de outsourcing de impressão

Com outsourcing de impressão é possível unir dois fatores cruciais e muitas vezes difíceis para as empresas:

máquinas compactas e ao mesmo tempo de alta produtividade.

 

As DANFES exigem impressoras com tamanho específico, pela questão do espaço físico que nem sempre é tão

amplo, mas que tenham alta capacidade de trabalho, para dar conta dos pedidos gerados.

Vale lembrar que impressoras térmicas também entram no contexto, porque nesse ambiente de que tratamos, além

da DANFE, são impressas etiquetas para selar o produto.

 

Sua empresa consegue ter acesso a equipamentos eficientes e ajustados em modelos e demais configurações às

necessidades apresentadas, que suportem grandes quantidades de impressão, com garantia de backup e também

suporte o tempo todo para não desestabilizar o serviço em nenhuma das etapas.

 

E então, ficou interessado em testar a solução de outsourcing de impressão em seu e-commerce ou varejo? Fale com

a Tecnoset e solicite um contato comercial.