Tecnoset - Suporte

Conheça o Programa TecnoCarbon

A responsabilidade ambiental é, sem dúvida, uma das grandes bandeiras levantadas no mercado empresarial atual. Hoje, mais do que nunca, a sociedade reconhece o valor da sustentabilidade e incentiva todo tipo de iniciativa que fortaleça esse atributo dentro e fora das empresas.

Da mesma forma, empresas sérias e comprometidas com a conservação do meio ambiente em suas atividades investem em alternativas para tornar suas operações mais limpas, eficientes e condizentes com os padrões atuais. Nesse contexto, a Tecnoset dá a sua contribuição para a sociedade ao implementar o Programa TecnoCarbon.

A seguir, preparamos um artigo completo para mostrar como esse programa funciona e como a Tecnoset reforça a sua responsabilidade com o meio ambiente. Acompanhe!

Conheça o Programa TecnoCarbon

Atualmente, a Tecnoset opera com um programa de Green Carbon da NDDDigital – empresa parceira – que neutraliza grande parte dos efeitos negativos das impressões.

Nesse programa, a cada 7.500 folhas impressas, uma árvore deve ser plantada para neutralizar as emissões de carbono provenientes da exploração comercial dessa atividade. Para isso, todas as máquinas de impressão utilizam o software da NDD, o qual permite saber, por exemplo, o número de páginas impressas.

A partir dessa iniciativa é que a Tecnoset implementou o seu Programa TecnoCarbon, cujo principal objetivo é reforçar a responsabilidade ambiental da empresa no que diz respeito às emissões de carbono. Na prática, a Tecnoset visa garantir a neutralização de 26,6 toneladas de carbono por hectare de árvores.

Nesse contexto, há toda uma preocupação com a questão da sustentabilidade nas atividades da Tecnoset e também nas operações dos seus clientes. Assim, o outsourcing de impressão, que já apresenta um forte caráter de economicidade e eficiência operacional, passa a reforçar ainda mais as questões ecológicas.

Para operacionalizar esse programa, tornando-o efetivo, o software 360 da NDD identifica a pegada de carbono nas impressões e, em seguida, realiza o plantio das árvores, realizando todo o monitoramento e os cuidados necessários nos 6 meses seguintes. Após essa etapa, é gerado um certificado mensal que comprova a neutralização do carbono promovida pela empresa.

Objetivos do Programa TecnoCarbon

Baseando-se no acordo de Paris, um tratado no âmbito da Convenção Quadro das Nações Unidas sobre mudança do clima, responsável por reger as questões referentes a redução de emissão de dióxido de carbono a partir de 2020, os seguintes objetivos podem extraídos para o programa:

  • assegurar que a elevação da temperatura média global fique dois graus abaixo dos níveis pré-industriais, reconhecendo que essa ação reduzirá os riscos e impactos das alterações climáticas;
  • aumentar a capacidade de adaptação aos impactos das alterações climáticas e promover o baixo desenvolvimento de emissões de gases de efeito estufa;
  • criar fluxos financeiros consistentes na direção de baixas emissões de gases de efeito estufa.

Em se tratando do cenário da responsabilidade socioambiental brasileiro, esse tipo de iniciática é de extrema importância. Isso porque, atualmente o Brasil se encontra na quarta colocação na lista dos países que mais emitem CO2 no mundo. Um dado que reforça a necessidade de as empresas buscarem alternativas para reverter esse quadro.

Vantagens do programa

Além do grande reforço na valorização das questões ambientais nas atividades empresariais, o programa também tem repercussões positivas em razão de outros fatores. Em primeiro lugar, a iniciativa firmada em parceria com a NDD garante um procedimento padronizado, tanto de árvores próprias, quando de atendimento às normas internacionais, o que torna efetiva a neutralização de toneladas de carbono.

Nesse ponto, é preciso mencionar que existem muitas iniciativas que não são economicamente viáveis e que só podem ser mantidas por um curto período. No entanto, quando se avalia a viabilidade em longo prazo, percebe-se a fragilidade da medida.

Por essa razão, a NDD fez um estudo aprofundado em relação às variáveis que poderiam interferir na viabilidade e continuidade do programa, como o melhor local para o plantio, a espécie adequada de árvore etc. Além disso, é feito um monitoramento contínuo, o que garante o manejo eficiente das plantas durante todo o período. Assim, por exemplo, é possível fazer o replantio dela, caso necessário.

No mais, também é feito o controle de pragas, áreas georreferenciadas, com o registro em órgãos competentes. Todas essas medidas fazem parte de um alto padrão aplicado pela NDD, padrão esse que a Tecnoset reproduz em suas iniciativas por ser parceira da NDD.

A cada 7.500 páginas impressas é plantada uma árvore. Atualmente, a NDD têm cinco unidades de manejo florestal, cujo total é de 2 mil hectares, mais de 1 milhão de árvores plantadas, mais de 10 milhões de toneladas de carbono neutralizadas por ano. Esses são números bastante expressivos e que confirmam o verdadeiro compromisso da NDD e da Tecnoset em implementar um programa real, com consistência e que efetivamente contribui para a sustentabilidade e proteção do meio ambiente.

Por fim, é válido mencionar que a NDD disponibiliza um software, o qual é utilizado por todos os fabricantes e que registra todo o histórico de impressões de cada equipamento. Dessa forma, é possível monitorar o volume de impressões e, a partir desses dados, proceder com o plantio das árvores de maneira praticamente autônoma e proporcional.

Custos dessa iniciativa

Evidentemente, todo esse Programa apresenta um custo para as empresas envolvidas. Contudo, quando são analisados os impactos positivos que ele representa para as atuais e futuras gerações, percebe-se que o investimento é bastante reduzido.

Esse tipo de postura, no entanto, só advém de empresas que têm uma grande responsabilidade ambiental e que detém uma larga experiência no segmento em que atuam, conhecendo a fundo todos os reflexos que uma atuação deliberada e contrárias às normas ambientes pode trazer.

Por fim, o Programa TecnoCarbon, como vimos, é uma iniciativa arrojada e totalmente alinhadas com as demandas ambientais da atualidade. Hoje, para ter um negócio de sucesso, não basta focar apenas nos lucros, é preciso atuar com responsabilidade social e sustentabilidade, garantindo a continuidade das atividades e bem-estar das atuais e futuras gerações. É exatamente isso que a Tecnoset tem buscado.

Então, gostou deste artigo? Quer ter todos os diferenciais da Tecnoset atuando em favor do seu negócio? Entre em contato conosco hoje mesmo e saiba como tornar os processos internos da sua empresa mais sustentáveis e econômicos!