Reduza os custos com impressão tomando alguns cuidados na hora de imprimir



Em meio a correria no nosso dia-a-dia é muito comum cometermos alguns erros na hora de imprimir que acabam elevando os custos com impressão.

Desta forma, queremos chamar sua atenção para as boas práticas adotadas por empresas quando precisam imprimir os documentos inevitáveis. Contudo, se você quer ir além e saber mais sobre como diminuir o volume de impressões e se tornar mais amigo do planeta, não deixe de consultar o Infográfico “Sustentabilidade na Impressão de Documentos”.

Pois bem, avaliando o comportamento dos usuários corporativos, identificamos algumas situações que podem e devem ser evitadas para controlar os custos com impressão.

Preparamos a seguir, uma lista com algumas dicas para imprimir imagens, arquivos e configurar corretamente a sua impressora:

De olho nos textos

Os textos fazem muita diferença na qualidade final da impressão. É importante não deixar o texto em preto composto, pois significa que estará utilizando a composição das quatro cores da escala CMYC (ciano, magenta, amarelo e preto). O recomendado é a utilização apenas do preto em 100% e a cor ciano em 20%.

Além dos textos na cor preta, também é preciso tomar cuidado com textos em tons claros sobre fundos escuros. O ideal é que sempre que possível, os fundos escuros sejam evitados. Assim, você diminuirá o consumo de toner e manterá os custos com impressão sob controle.

Evite utilizar letras maiúsculas, negrito e fontes grandes, que consomem mais toner e tinta. Utilize também, o modo “draft”, “rascunho” ou “economia” para realizar as impressões.

Já as fontes muito pequenas podem ser sinônimo de problemas, pois perdem a definição da linha ou ficam ilegíveis quando impressas, forçando novas impressões.

Conheça aqui as “Vantagens do Documento Digital”

Valide a área de impressão

Verifique se o espaço disponível está adequado para impressão e defina bem as margens. Desta forma, antes de imprimir, verifique as dimensões do arquivo em tela e as dimensões do papel disponível na gaveta do equipamento.

Outro erro comum está na orientação do papel (disponível na gaveta) e a orientação definida no arquivo. Valide se os dois estão com a mesma orientação, ou seja, se estão no modo retrato ou paisagem.

Cuidado com as Imagens

Ao salvar uma imagem da internet é preciso ter muito cuidado com a qualidade. Além claro, certificar-se dos direitos autorais. Aumentar o tamanho, para melhorar a visualização quando impresso, pode piorar a resolução.

O ideal são imagens em vetor e dependendo da necessidade é recomendado convertê-las de RGB para CMYK. Evitando a reimpressão, devido a uma imagem ruim, você reduzirá os custos com impressão.

Baixe agora o infográfico “10 Dicas para uma Impressão Consciente”

Impressão Colorida

Atenção com a taxa de cobertura! Documentos com imagens e gráficos com áreas sombreadas ou coloridas, consomem muito toner e tinta.

Verifique se realmente é necessário fazer impressões em cores ou se em preto e branco sua necessidade já será atendida.

Já ouviu falar do conceito Black to Color? Confira mais aqui!

Gostou das dicas? Vamos colocá-las em prática?

 

 

 

Se gostou deste artigo, compartilhe com amigos e colegas de trabalho. Aproveite para seguir-nos nas redes sociais ou assine nossa newsletter. Estamos sempre postando conteúdos sobre gestão de documentos e outsourcing de impressão!