Saiba como reduzir o desperdício com papel na sua empresa!



Independentemente do porte da sua empresa essa deve ser uma preocupação constante de todo gestor. Sempre existirá demanda, portanto, é inevitável a utilização do papel, mas isto não significa que é impossível reduzir o desperdício do mesmo.

Preparamos algumas dicas para que sua empresa consiga ser mais sustentável. Confira!

Controle do que é impresso

Se as impressoras da sua empresa ficam disponíveis a qualquer momento para os colaboradores, ou seja, sem um controle de acesso e do que é impresso, é muito provável que exista uma utilização sem critérios.

Com uma rotina de trabalho intensa, fica impossível ter este controle manualmente. Por isso, recomendamos terceirizar os serviços de impressão. Desta forma, sua empresa conseguirá gerenciar o uso das impressoras e controlar a quantidade de impressões, digitalizações e cópias através de relatórios automáticos.

Além disso, ainda é possível definir as permissões de acesso por funcionário, o que garantirá que as impressões sejam feitas somente quando necessárias. (leia mais em “frustrado com a falta de gestão e controle no outsourcing de impressão”).

Comunicação interna

Sua empresa ainda gasta papel imprimindo comunicados internos e newsletters? Esqueça isso! Utilize a comunicação digital para fazer seu endomarketing e reduzir o desperdício.

Implante uma intranet, crie listas com grupos de e-mails e murais digitais. Além de ser uma comunicação mais eficiente, sua empresa economizará mais papel!

Ainda imprime os tópicos das reuniões?

Outra iniciativa para reduzir o desperdício com papel é deixar de imprimir os tópicos para reuniões. Utilize o notebook, celular ou tablet para anotações de tópicos e lembretes. Além disso, uma boa dica também é utilizar aplicativos que compartilham informações em tempo real com sua equipe de trabalho.

RH digital

Se sua empresa ainda tem gastos com impressão de folhas de pagamento, é hora de mudar! Adote sistemas que disponibilizem todas as informações da folha de pagamento via web para seus colaboradores.

Fazer uma boa gestão de documentos e processos do RH faz toda a diferença. Isso diminuirá significativamente o uso de papel na sua empresa e aumentará a produtividade da sua equipe! (saiba mais em “tenha rapidez nos processos e evite prejuízos na gestão de documentos do rh”).

Visualize as impressões previamente

Tenha o hábito de visualizar a impressão do documento antes de imprimi-lo. Verifique, por exemplo, as dimensões do arquivo em tela e as dimensões do papel disponível no equipamento.

Fazendo isso, você evita desperdícios como páginas impressas com apenas 1 parágrafo ou uma simples coluna que ficou fora das dimensões na primeira página. Reduzir o desperdício com papel é fácil, não?

Imprima o que realmente importa

Defina o que realmente é prioridade e precisa ser impresso. Não imprima textos ou imagens que não condizem com as atividades da empresa e com o seu ambiente de trabalho. Além disso, verifique se realmente é necessário fazer impressões em cores. Essa prática reduzirá também desperdícios de outros recursos (saiba aqui as “10 dicas de impressão consciente”).

Agora que você já conferiu algumas dicas para reduzir o desperdício com papel, ajude sua empresa a ser mais sustentável. Entre em contato com a Tecnoset para ajudá-lo no outsourcing de impressão e na gestão de documentos.

Lembre-se: A página mais barata é a que você não imprime!

Gostou deste artigo? Compartilhe com seus amigos e colegas de trabalho. O meio ambiente agradece.