Tecnoset

Sua empresa está preparada para os desafios da transformação digital?

A era da informação e a constante inserção de tecnologia nas empresas trouxeram mudanças importantes para os negócios.

Tanto do ponto de vista da produtividade quanto dos custos, toda companhia pequena ou grande, passou a se ver obrigada a pensar a respeito dos métodos que adota para se adaptar a uma nova realidade.

De um lado, temos facilidade, agilidade e comodidade antes nunca imaginadas para a rotina das companhias e para a gestão de dados, documentos e processos inerentes a elas.

Por outro, encontramos desafios no que se refere a acompanhar as demandas trazidas por essa situação e garantir segurança no processo de transformação digital de uma empresa.

O que isso representa para as empresas?

A chamada “transformação digital” causou diversos impactos no contexto empresarial, exigindo que os gestores pensassem, em conjunto com os demais departamentos que utilizam a informação para tomada de decisão, em maneiras de garantir maior controle do que acontece com os dados (ou seja, de todas as atividades essenciais envolvendo eles).

É preciso garantir que elas sejam feitas de forma ágil e responsável.

Além disso, a ascensão da questão da sustentabilidade os levou a considerar o uso de menos papel (que traz riscos também de perda, danos ou acesso indevido), o que gerou inclusive a necessidade de se pensar em outras formas de processar os documentos.

Ou seja, formas mais práticas, econômicas e seguras.

As organizações em geral lidam com uma grande quantidade de informação na forma de documento físico, e mantê-la integrada, organizada, protegida e facilmente acessível sem riscos pode não ser fácil sem o auxílio das ferramentas certas.

Em tal ponto, vemos surgir a digitalização como tendência natural por parte das companhias, justamente para responder a esses desafios.

Em alguns cenários a transformação digital nas empresas significa ainda considerar todo tipo de ajuda que a tecnologia pode oferecer para que se trabalhe cada vez mais em ambientes e sistemas mais produtivos.

Pode representar o uso de softwares e automatização de processos e tarefas para conferir rapidez, menor gasto e maior confiabilidade aos procedimentos — que é justamente o que a digitalização (e a gestão eficaz) se propõe.

O uso de soluções próprias para alguns setores — como o de RH, por exemplo — ilustram bem a ideia de como isso pode funcionar em prol da empresa.

Benefícios da digitalização

Passar do uso mais comum de documentos do papel para um meio digital pode trazer inúmeros ganhos.

De quebra ela traz maior simplicidade no dia a dia dos colaboradores que fazem a gestão de documentos.

Também promove maior segurança, agilidade e facilidade para encontrar os documentos organizados por “pastas” nos servidores, maior disponibilidade da informação essencial às pessoas autorizadas.

A transformação digital promovida pela digitalização consiste em mudanças reais nas organizações por meio da tecnologia, já que envolve uma visão mais holística da tecnologia a fim de causar mudanças no negócio.

E então, sua empresa já conta com tecnologia para implementar processos de digitalização e gestão eletrônica de documentos com segurança e eficácia em seu ambiente?

Que tal falar com a Tecnoset e preparar sua empresa para enfrentar os novos desafios da transformação digital?