Tecnoset

Conheça 5 erros de impressão e como evitá-los

Conheça 5 erros de impressão e como evitá-los

Embora pareça ser uma tarefa simples e corriqueira no dia a dia de atividades de empresas, os erros de impressão são acontecimentos comuns em ambientes corporativos. Esse tipo de ocorrência, quando recorrente, acaba por gerar um grande desperdício de insumos do negócio, pesando bastante no orçamento, sobretudo a longo prazo.

Por esse motivo, conhecer quais os principais erros de impressão e, mais do que isso, saber como evitá-los, é fundamental para otimizar os custos decorrentes dessa atividade e garantir a sustentabilidade dos processos da empresa.

Para ajudar você nesse sentido, preparamos este artigo listando 5 erros a conhecer e evitar. Acompanhe!

1. Cópias feitas com objetos presos às folhas

Ao organizar documentos para fazer cópias, é muito comum que eles estejam agrupados por meio de grampos ou dos conhecidos clipes. Em muitos casos, esses pequenos objetos podem acabar sendo reproduzidos na impressão, deixando-a com um aspecto pouco profissional e sério.

Esse tipo de situação certamente acabará com o descarte das cópias, gerando desperdício. Por isso, ao reunir documentos para fazer cópias, é importante verificar se não há nada junto às folhas, como grampos, clipes, notas adesivas, entre outros itens similares.

2. Erro no carregamento da bandeja da impressora

Outro evento recorrente na hora de imprimir é carregar a bandeja de impressão do equipamento com uma grande quantidade de documentos a serem copiados. Quando isso ocorre, os riscos de que a impressora puxe mais de uma folha e acabe congestionando é bem grande, o que acarretará a interrupção da cópia e consequente desperdício.

Para solucionar esse problema, basta abastecer a impressora sempre com uma quantidade razoável de papéis, analisando se estão devidamente alinhados e se não existem rasuras capazes de atrapalhar o equipamento na hora de puxar.

3. Fila de impressão

A fila de impressão acontece sempre que a impressora recebe diversos documentos a serem impressos e precisa organizá-los para imprimir na ordem certa. No entanto, por falta de papel, falhas na configuração e/ou comunicação, erros podem ocorrer no processo de impressão, interrompendo-o no meio de um documento, por exemplo.

Esse problema tem potencial para gerar uma grande confusão, especialmente em arquivos com muitas páginas, já que a impressora pode interromper uma impressão no meio e iniciar a seguinte, misturando os documentos.

Para não ter esse problema, a dica é verificar as configurações da impressão antes de enviar os documentos. Além disso, enviar os documentos com muitas páginas em partes menores pode minimizar os erros e facilitar a correção.

4. Cópias com papel amassado

Uma situação comum e que às vezes passa despercebida por quem vai fazer uma cópia é o estado do documento a ser copiado. A exemplo, documentos amassados ou rasgados certamente gerarão cópias de má qualidade.

Nesse mesmo sentido, também pode acontecer de o usuário utilizar a bandeja da impressão para fazer cópias de documentos amassados, o que não é nada recomendado, já que a impressora pode acabar atolando e embolando as folhas.

Assim, a dica para evitar esse erro é verificar as condições dos documentos, além de preferir fazer as cópias pela bandeja de vidro do equipamento.

5. Problemas com tinta

O erro no abastecimento de tinta da impressora também é um grande causador de falhas e desperdícios nas impressões. Em muitos casos, a falta de uma ou mais cores, ressecamento ou entupimento dos bicos fazem com que a qualidade da impressão caia bastante, ocasionando o descarte das folhas.

Para evitar esse tipo de situação, é recomendável realizar limpezas no equipamento — por meio de comandos próprios para essa finalidade —, ou mesmo contar com o auxílio de suporte técnico, que pode substituir os cartuchos, quando verificado que algum deles não está perfeito.

Além disso, outra recomendação é a de sempre utilizar tintas e cartuchos de boa procedência, os quais apresentarão maior durabilidade e não prejudicarão o funcionamento da impressora.

Por fim, como foi possível perceber, erros de impressão são eventos bem comuns dentro de empresas e, ao mesmo tempo, bem simples de serem solucionados. Por isso, atentar-se às dicas passadas certamente pode contribuir para um melhor aproveitamento dos serviços de impressão, economizando recursos do negócio e fortalecendo a sustentabilidade.

Gostou deste artigo? Gostaria de ver dicas e evitar erros na hora de imprimir? Siga nossa página no Linkedin e visite nosso site!