Core business, cuja tradução significa negócio principal, é justamente o que sua denominação descreve: o motivo pelo qual a empresa está no mercado.
Para um banco, é a gestão de capital; para uma boutique, a venda de roupas; para uma hamburgueria; a venda de sanduíches. Tem grande importância para as empresas porque é o aspecto que mais deve ser considerado para o crescimento sustentável e longevo do negócio.
Mas está condicionado à capacidade dos gestores de reconhecerem que atividades secundárias podem ser terceirizadas para desonerar sua jornada de trabalho e rotinas massivas em função do estabelecimento de estratégias mais eficazes para o desempenho e a lucratividade da empresa.
Veja como definir seu core business e quais aspectos devem ser contemplados para que os gestores possam se dedicar integralmente ao objetivo principal da sua empresa.
Como definir o seu core business?
Definir o core business pode parecer fácil para algumas empresas, mas, para outras, a resposta está escondida em questões como qual o seu público-alvo e os diferenciais do seu negócio.
Logo, é preciso delimitar adequadamente seu campo de atuação para identificar um foco ou buscar nas adjacências do negócio o que poderia se tornar uma oportunidade de reforço de sua rentabilidade.
Isso está relacionado à segmentação de clientes, para que seu público não seja supervalorizado nem subvalorizado, ou para que nenhuma parcela de mercado tenha consumidores potenciais esquecidos.
Muitas vezes o core business de um negócio está mais relacionado ao modo como a empresa vende e é reconhecida pelos seus clientes do que pelo que ela produz.
Independentemente disso, quanto maior for o potencial de inovação do negócio, maior será o seu diferencial e mais facilmente seu core business será percebido.
Quais mudanças permitem aos gestores se dedicarem ao seu core business?
Quando os gestores dedicam-se ao seu core business, aumentam sua capacidade de reconhecer mudanças que poderiam ser implementadas para a melhoria do desempenho de seus liderados e dos processos e, por consequência, atuam mais estrategicamente em função da lucratividade da empresa. Para viabilizar uma atuação voltada ao seu core business, o gestor deve efetivar ações como as que descrevemos a seguir.
Planejamento estruturado
Nenhuma mudança é benéfica sem planejamento. Por isso, escolha uma ferramenta como a matriz FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) — também conhecida como SWOT —, para delimitar qual o perfil do seu negócio e os pontos que poderiam ser melhorados com uma gestão mais direcionada.
Automação de processos
A automação permite que atividades que antes seriam manuais sejam executadas automaticamente. Assim, o tempo entre um processo e outro ou o período total demandado para uma ação é otimizado.
Isso aumenta a eficiência global da empresa, minimiza erros e retrabalhos, além de desonerar o fluxo de caixa com a redução de custos adicionais que seriam pagos em mão de obra ociosa, por exemplo, que pode ser dispensada devido ao uso da tecnologia.
Essa automação pode ser feita por meio do uso de sistemas de gestão, de elaboração de projetos ou planejamento de atividades. Ao otimizar o tempo de trabalho de toda a equipe, outros profissionais podem ser alocados estrategicamente para atuar em função do core business da empresa e não somente a alta gestão do negócio.
Terceirização de serviços secundários
Muitos processos secundários podem ser terceirizados para facilitar a dedicação dos profissionais ao core business da empresa. A nova legislação trabalhista, inclusive, permite que o outsourcing seja possível em atividades-fim. Com isso, uma pizzaria poderia terceirizar a mão de obra do pizzaiolo, por exemplo.
Na terceirização, o importante é criar níveis de SLA (Service Level Agreement ou acordo de nível de serviço) pertinentes ao conceito de qualidade estabelecido para a relação. Tudo deve ser documentado em contrato e os resultados revistos regularmente. Assim, os gestores não perdem o controle sobre seus processos.
Uso de dados estratégicos
O uso de dados estratégicos para uma tomada de decisão mais acertada é muito mais uma questão de sobrevivência do que de competitividade. Por isso, focar em planos mais eficientes está condicionado ao volume de informação pertinente disponível e a capacidade de interpretar e usar o que foi concluído a partir dessa informação.
Agora que você sabe o quanto essas questões são importantes para se dedicar exclusivamente ao seu core business, aprofunde seu conhecimento sobre o uso de dados estratégicos: descubra como a cultura de tomada de decisões baseada em dados pode melhorar o desempenho do seu negócio!