Ter um empreendimento de sucesso e reconhecimento de mercado não é somente uma questão de status, mas também de sobrevivência e crescimento sólido do negócio e de todos os envolvidos, sejam clientes, sejam fornecedores, sejam funcionários.
Saber o caminho certo para aumentar a rentabilidade da empresa é fundamental para se destacar e chegar a um patamar de equilíbrio, o que proporciona inúmeros benefícios em meio a tanta competitividade.
Se você deseja alcançar esse cobiçado objetivo, confira, neste post, o que é rentabilidade e quais são as 5 dicas essenciais para tornar sua empresa mais rentável e trilhar um caminho de conquistas!
O conceito de rentabilidade
Antes de tudo, é importante salientar que a rentabilidade e a lucratividade são conceitos diferentes. Enquanto a lucratividade indica o quanto a empresa efetivamente ganhou em um período, a rentabilidade trata de dizer se o investimento realizado tem um potencial de retorno positivo e se a empresa está no caminho certo.
As 5 dicas essenciais para aumentar a rentabilidade da sua empresa!
Aumentar a rentabilidade de um negócio é o grande objetivo de todos os empreendedores — e não é uma tarefa fácil. Em um mercado competitivo, se destaca quem usa diferenciais estratégicos corretos que proporcionem uma melhoria contínua nos processos internos da empresa, assim transparecendo para os clientes.
É muito comum os gestores se depararem com um dilema: onde investir para aprimorar seus processos e assim chegar ao tão sonhado cenário de uma rentabilidade aumentada?
Para ajudar, trouxemos 5 dicas incríveis e estratégicas para você aplicar em seu negócio e chegar a um cenário positivo de rentabilidade com maior segurança!
1. Acompanhe o fluxo de caixa
O fluxo de caixa é extremamente importante para a empresa e se você deseja aumentar a rentabilidade deve ficar atento e acompanhar de perto toda a movimentação financeira.
A gestão de entrada e de saída do dinheiro deve ser eficiente e muito bem executada, com o objetivo de eliminar desperdícios e fornecer dados relevantes ao responsável pelo controle financeiro, auxiliando a tomada de decisão.
2. Disponibilize ofertas e programas de fidelidade
Atrair os clientes é crucial para aumentar a rentabilidade e, para isso, é preciso oferecer bons preços e produtos de qualidade. As ofertas e o marketing são ferramentas úteis para atrair e reter clientes — periodicamente, divulgue ofertas para manter as pessoas perto do empreendimento.
Fidelizar um cliente traz muitos benefícios, pois, além da visita constante, ele faz um marketing positivo da empresa para amigos e familiares. Isso ajuda muito a melhorar a imagem do negócio.
Para tornar um cliente fiel ofereça a ele sempre um bom atendimento e um ambiente agradável, alinhado a processos sem burocracia.
3. Invista no pós-venda
O pós-venda é uma forma de demonstrar ao cliente que a empresa está preocupada com a sua satisfação em relação aos produtos ou serviços adquiridos por ele. Investir em um processo eficiente de pós-vendas é ideal para fidelizar o cliente e mantê-lo ativo.
4. Diminua o custo de manutenção do estabelecimento ou da aquisição do estoque
Invista em um estoque enxuto — considerando as vendas realizadas — e também em manutenções preventivas para evitar gastos não previstos com a correção de equipamentos e estruturas.
5. Reduza custos e invista em processos que aumentem a produtividade da equipe
Os processos internos também merecem toda a atenção e precisam ser geridos com eficiência para reduzir ao máximo os custos desnecessários. Para focar no core business, considere adotar soluções de BPO — gestão documental padronizada, armazenamento digital, redução de gastos com impressão, eficiência e rapidez na busca por informações.
É essencial investir em soluções que aumentem a produtividade da equipe, logo, um bom planejamento vai ajudar a gestão a definir o core business e o foco de atuação para organizar melhor os objetivos e metas, o que certamente contribuirá para aumentar a rentabilidade.
Se você gostou deste post e das nossas dicas para aumentar a rentabilidade e a produtividade da equipe, que tal assinar a nossa newsletter e receber direto na sua caixa de entrada mais conteúdos sobre gestão e melhoria dos processos?