Tecnoset - Suporte

Área de TI: 5 vantagens na adesão à ata de registro de preços

A ata de registro de preços é uma ferramenta utilizada no ambiente corporativo para reduzir gastos e melhorar o planejamento de cada setor. Na área de TI, por exemplo, ela evita o desperdício de recursos em todos os pontos que fazem parte do dia a dia do gestor, como a gestão de suplementos para impressão e troca de equipamentos antigos.

Em função disso, a empresa deve sempre ver a ata de registro de preços como algo crítico para o seu dia a dia. Se você ficou curioso e quer saber mais sobre o tema, veja o post a seguir!

O que é uma ata de registro de preços?

A ata de registro de preços é um recurso que empresas públicas utilizam para adquirir bens e serviços no mercado. Utilizando uma única licitação, é possível reduzir custos, melhorar preços e ter mais facilidade para negociar um valor atraente.

Na ata de registro de preços são listados todos os preços e prazos que a instituição pública está disposta a pagar por algo. Há a possibilidade de ampliar o número de órgãos que participam do processo (os chamados caronas) a qualquer momento da vigência da ata.

Como aderir a essa ferramenta?

A adesão a uma ata é um processo simples e ocorre em quatro passos. São eles:

  • há o registro do interesse em aderir ao fornecedor;
  • o órgão envia um ofício solicitando a autorização para a sua adesão junto ao órgão gestor da ata;
  • o órgão gestor realiza o encaminhamento do Termo de Liberação para o fornecedor e a instituição solicitante após a sua autorização;
  • o fornecedor e a instituição passam a conversar diretamente.

Quais os benefícios de adotar essa ferramenta?

Existem uma série de benefícios para a adoção da ata de registro de preços. Em conjunto, eles permitem que as instituições públicas reduzam os processos burocráticos, tenham mais agilidade para adquirir mercadorias e serviços e consigam manter uma boa gestão do orçamento. Entre os pontos mais importantes, é possível apontar:

  1. menor número de licitações;
  2. mais facilidade para adquirir mercadorias;
  3. maior transparência para os processos de compra;
  4. melhoria no planejamento financeiro;
  5. redução de problemas causados por mudanças no planejamento.

Por que a área de TI deve aderir a essa ferramenta?

A área de TI tem um papel estratégico para qualquer setor. Ela permite que negócios e instituições públicas atendam a demandas externas de modo mais inovador, dinâmico e ágil. Além disso, auxilia profissionais a serem mais competentes e inovadores.

Porém, os investimentos na área de TI devem ser realizados com uma visão estratégica. Como muitas soluções têm um valor elevado de aquisição, o gestor que não direciona bem os seus recursos pode comprometer o orçamento e realizar más escolhas. Isso valerá para algo simples, como o outsourcing dos equipamentos de impressão, até algo como a migração para uma nova tecnologia.

Portanto, a adesão à ata de registros de preços é algo crucial para que a área de TI tenha um elevado nível de sucesso em suas escolhas. Ela permite que o setor tenha um melhor relacionamento com os seus fornecedores, otimiza o planejamento e garante mais retorno em cada investimento. Assim, será mais fácil entregar para os usuários um ambiente de trabalho profundamente integrado e capaz de evitar desperdícios.

Gostou da nossa dica? Que tal assinar agora a nossa newsletter para ficar por dentro das novidades do blog?