Tecnoset

Câmeras inteligentes: Veja como o Estado está utilizando essas soluções em prol do atendimento ao cidadão

Uma administração pública eficiente é capaz de impactar positivamente a vida de muitas pessoas. Por isso, gestores públicos buscam incansavelmente recursos a fim de fornecer os serviços básicos para a população com mais eficiência e agilidade.

Nesse contexto, as tecnologias estão sendo implantadas de forma ampla em vários setores, buscando mais qualidade e rapidez. A câmera inteligente, por exemplo, é uma solução que tem sido aplicada em estados e municípios, com o intuito de aumentar a segurança de espaços públicos e otimizar o atendimento ao cidadão.

Se você tem interesse em aprender mais sobre as câmeras inteligentes e as vantagens de implementá-las na área pública, continue a leitura do post e confira as informações que separamos sobre o tema!

Como as cidades inteligentes são aliadas à gestão pública?

O conceito de cidades inteligentes vem sendo um tema cada vez mais discutido por lideranças políticas e servidores públicos. Um dos principais objetivos é pensar em ações que otimizem recursos e contribuam para a qualidade de vida dos cidadãos.

A partir da tecnologia, o atendimento ao público torna-se mais rápido, eficiente e personalizado. Essa transformação digital, portanto, impulsiona o desenvolvimento do setor com ferramentas de ponta que ajudam na comunicação e na desburocratização de processos.

Os resultados são satisfatórios, sendo que constantemente surgem novas tecnologias que podem ajudar os gestores públicos na tomada de decisões. Nesse contexto, podemos citar inovações, como IoT (Internet das Coisas), atendimento omnichannel e blockchain.

Como as câmeras inteligentes contribuem para essa transformação?

As câmeras inteligentes têm contribuído de maneira efetiva para o melhor atendimento ao cidadão. Com a implementação dessa ferramenta é possível coletar informações essenciais para auxiliar a comunidade e preservar o bem estar coletivo. Além disso, o sistema também utiliza recursos de última geração, como inteligência artificial e big data para automatizar os processos de tomada de decisão.

Em geral, o uso das câmeras inteligentes contribui para a rapidez no esclarecimento de situações em que antes demandava um período maior de tempo. Ou seja, a tecnologia permite que os times de gestão pública tenham um conhecimento preciso e ágil sobre vários aspectos da sociedade.

Como os estados e municípios estão utilizando essa tecnologia?

Há uma série de aplicações que estão sendo implementadas por meio da câmera inteligente. Tanto no Brasil quanto em outros países, essa tecnologia tem ganhado força e complementado de maneira positiva as ações governamentais em prol do atendimento ao cidadão.

Um dos usos mais eficazes é em relação à segurança da população. As câmeras são instaladas em locais estratégicos e tem alta precisão em identificar pessoas e placas de veículos. Essas câmeras de monitoramento ajudam na transparência das informações, a partir de tecnologias de biometria.

Outro exemplo é a integração de diferentes sistemas do serviço público com as câmeras inteligentes. Nesse cenário, a tecnologia visa monitorar em tempo real diversos pontos da cidade para que os gestores consigam tomar decisões mais acertadas.

De maneira resumida, as câmeras funcionam como uma ferramenta de controle para os órgãos públicos, captando imagens de diferentes áreas e beneficiando fatores de uso comum, como recursos hídricos, energéticos, vias públicas e assim por diante.

Por fim, as câmeras podem ser úteis diretamente no suporte ao público. Com ela é possível automatizar a comunicação em postos de atendimento, evitando aglomerações e filas, uma vez que os problemas são solucionados em menos tempo.

Como a Tecnoset pode acelerar a transformação digital na sua cidade?

Como visto, a câmera inteligente é um dos recursos tecnológicos que colaboram na otimização dos serviços públicos, além de oferecer uma maior credibilidade e segurança aos cidadãos.

Os gestores têm usado a tecnologia de várias maneiras, apostando em reconhecimento facial, IoT, para ampliar os canais de atendimento, aumentar a eficiência energética e a segurança dos cidadãos. Portanto, tem se mostrado uma solução importante, capaz de promover agilidade e eficiência em processos importantes do dia a dia.

Nesse sentido, contar com uma parceria especializada em transformação digital é benéfico para os gestores públicos, já que as ferramentas são exploradas ao máximo, utilizando um maior número de funcionalidades em prol dos cidadãos.

O Grupo Tecnoset é especialista em tecnologia no setor público. Além de câmera digital, também oferece outras soluções que garantem agilidade e eficiência nas decisões.

O que achou do conteúdo? Entre em contato com a gente e saiba como podemos ajudá-lo a alcançar bons resultados com as câmeras inteligentes!