Tecnoset

Como calcular o custo por página no outsourcing de impressão

Contratar um serviço de outsourcing de impressão tem sido uma boa decisão para as empresas que buscam economia e praticidade. Porém, na hora de fechar um contrato é preciso conhecer os fatores que influenciam o custo por página de um projeto.

Para evitar que sua empresa cometa alguns erros na hora de definir o escopo de serviços, preparamos um roteiro para ajudar a entender como calcular o Custo Total de Propriedade – TCO (Total Cost of Onwership). Desta forma, você poderá conhecer o custo por página final do seu projeto.

O conceito de TCO foi desenvolvido pelo Gartner Group, empresa de consultoria e pesquisa de mercado na área de TI, que iniciou a utilização deste método no uso de microcomputadores e depois estendeu o estudo para as impressoras.

O Custo Total de Propriedade é uma abordagem estruturada para se determinar todos os custos associados à aquisição e utilização do bem ou do serviço de determinado fornecedor.

Saiba mais sobre TCO no “Gatner IT Glossary”

É um estudo completo, que vai além do preço, pois considera vários outros custos, dentre eles: assistência técnica, custo de suporte, paradas para manutenção, custos administrativos e o ciclo de vida (depreciação).

Veja a seguir os 4 grandes fatores que pesam no cálculo do custo por página de um projeto:

1- HARDWARE

A participação do hardware no custo total pode ultrapassar os 50%. Desta forma, priorize pools de impressão com equipamentos robustos e dê atenção à possibilidade de trabalhar com um parque de equipamentos reduzido.

Quanto menos hardware instalado, menores serão os custos envolvidos na entrega, no seguro de transporte, na instalação, na manutenção e na logística de suprimentos.

Equipamentos maiores também possuem um custo página menor por terem toner de alta capacidade, o que otimiza o recurso. Por isso, é importante pensar bem nos equipamentos que oferecem a melhor relação entre custo x benefício à operação.

Procure trabalhar com modelos padronizados, ou seja, escolher a linha mais adequada de equipamentos que funcionarão no parque sob características similares. Exemplo: impressoras ou multifuncionais?

Conheça mais sobre “As novidades e tendências na impressão corporativa”

Quanto menor for a diversidade de modelos instalados mais fácil será a manutenção, menor o custo com peças, com insumos e de estoque de suprimentos. Isso se refletirá também em menor custo com backups e maior poder de compra do fornecedor.

2- NÍVEL DE SERVIÇO

Os acordos em torno dos níveis de entrega também são muito importantes no projeto de outsourcing e podem ultrapassar em 30% o custo total envolvido.

Exigir do fornecedor um SLA – Service Level Agreement – apertado somente para ter maior agilidade poderá gerar custos ocultos e encarecer o serviço. Sendo assim, avalie com cuidado a real necessidade de ter maior disponibilidade de equipamentos backup, equipes de plantão e contratação de frete emergencial.

O ideal, nesse caso, é ter um trabalho de pós-venda qualificado incluso em todo o serviço prestado. O fornecedor com uma área de customer care trabalha exatamente essa visão ao oferecer para o cliente um acompanhamento mais assíduo da operação de impressão e da experiência que ele tem com o serviço.

Inclua na prestação de serviço a bilhetagem do ambiente de impressão para maior gestão e controle, mas não exagere na solicitação de relatórios personalizados.

Existem soluções modernas e completas para que o gestor tenha uma ampla visão do ambiente e possa intervir. Seja orientando ou implementando medidas que auxiliem na gestão mais eficaz das atividades, em articulação com os departamentos da empresa.

Saiba mais na videoaula “como reduzir ainda mais os custos com impressão”

3- SUPRIMENTOS

Como já mencionamos, a padronização do parque de impressoras e o uso de pools de impressão com equipamentos mais robustos, ajudam no consumo mais otimizado dos suprimentos.

Porém, o volume de impressões deve ser controlado e metas de redução devem ser definidas, pois os custos com suprimentos em um projeto de outsourcing de impressão podem facilmente ultrapassar os 20%.

Nem todos os usuários precisam imprimir páginas coloridas, nem todos os usuários precisam tirar cópias no formato A3 e assim por diante.

Por isso mesmo um projeto precisa ser personalizado.

As impressões confidenciais não precisam ocorrer necessariamente em equipamentos isolados ou exclusivos (existem recursos de impressão segura, confidencial e pausada).

4- PAPEL

O consumo de papel está diretamente ligado ao volume de páginas impressas por mês. Desta forma, além de pesquisar bem onde comprar este insumo é preciso diminuir o volume.

Hoje em dia, com as facilidades da tecnologia e da comunicação digital, ficou mais fácil não só economizar na impressão como tornar todo processo mais simples.

Por isso, considere ter mais multifuncionais no projeto e menos equipamentos que funcionem como impressoras unicamente.  A tendência é a digitalização dos documentos e o fluxo eletrônico deles. Além de praticidade e redução de custos, elas agregarão segurança ao processo.

Baixe o infográfico “As vantagens do documento digital”

 

 

 

E então, ficou mais claro agora o que você deve observar no momento em que for contratar um serviço de outsourcing de impressão?

Fale com a Tecnoset! Somos especialistas em outsourcing de impressão e na redução do custo por página impressa!