A automação de processos é eminente no novo contexto organizacional, no qual empresas buscam por eficiência sem onerar seu fluxo de caixa para se manter em meio a um mercado altamente competitivo e atender às demandas de clientes cada vez mais exigentes.
Com tecnologia — por meio da adoção de softwares e hardwares de alto desempenho, aliada a uma gestão otimizada, é possível reduzir o tempo demandado para a execução de uma tarefa, assim como a incidência de erros e retrabalhos nos processos.
Isso viabiliza a racionalização de todas as atividades que geram resultados para a organização, ao mesmo tempo em que aumenta os índices de satisfação dos clientes, já que produtos e serviços são ofertados com mais agilidade, qualidade e a um preço competitivo.
Se você ainda resiste à automação de processos na sua empresa, mas tem consciência que é um caminho que deve ser seguido para potencializar seus resultados, continue a leitura deste post e veja quais benefícios essa adequação propõe!
1. Aumento da produtividade
O aumento da produtividade é uma consequência da diminuição de tarefas repetitivas, que atrapalham o desempenho das equipes de trabalho e só aumentam a taxa de ociosidade dos profissionais.
Além disso, com informações mais precisas sobre demandas, ferramentas, e outras áreas estratégicas para a produção, os colaboradores direcionam seus esforços e evitam erros e retrabalho, que comumente geram novos custos para a organização.
2. Maior integração entre os setores da empresa
Com um fluxo de informação integrado entre os setores da organização é possível evitar que um departamento aguarde muito tempo para efetivar uma etapa produtiva quando essa depende do aval de outros profissionais.
Além disso, o compartilhamento de dados é evidenciado — com cloud computing, por exemplo — e os projetos podem ser desenvolvidos de forma colaborativa e a consulta de informação relevante é transparente e simplificada, o que também acaba por minimizar falhas de comunicação.
3. Padronização dos produtos e serviços
Com a sistematização de processos, os bens e serviços oferecidos se tornam padronizados, o que aumenta confiabilidade dos clientes e, consequentemente, a rentabilidade da empresa, que passa a ser reconhecida pela alta qualidade de sua produção.
Também com a padronização e automação de processos é possível criar um modelo de negócios mais escalável, ou seja, com a administração estratégica a empresa consegue expandir seu mercado e alavancar resultados.
4. Disponibilidade de dados para a criação de KPIs
Os KPIs (Key Performance Indicator) são indicadores de desempenho usados para avaliar o andamento do negócio: a eficiência dos processos, índice de satisfação dos clientes, taxas de retorno de investimento, visibilidade da marca, entre outros.
Quando ocorre a automação de processos os dados são mais precisos e coletados em tempo real, gerando relatórios que facilitam a realização desses diagnósticos organizacionais e favorecendo, ainda, as tomadas de decisão.
5. Redução de custos
Esse é o objetivo de grande parte dos gestores que visam não só sua manutenção da empresa em ambientes competitivos, mas também o rendimento para efetivar investimentos e investir em novas oportunidades de mercado.
Além de promover a racionalização dos processos e facilitar a correção de erros em tempo real, a automação reduz todo tipo de desperdício:
- tempo;
- dinheiro;
- esforços;
- recursos.
Isso porque com a automação de processos a empresa é capaz de identificar pontos de ineficiência e desperdício, gargalos operacionais que atrasam a produção e necessidades de investimento. As correções podem ser feitas simultaneamente, a partir desses dados estratégicos que maximizam os resultados.
Para garantir a eficácia da automação de processos é preciso que os gestores tenham um planejamento embasado em parcerias, já que o investimento em uma infraestrutura que não tenha os recursos necessários pode comprometer a liquidez financeira e demorar a ser recuperado.
Logo, a escolha de fornecedores é um ponto crucial. Vale optar por empresas que mantenham os mesmos valores da organização e estejam dispostos a firmar essas parcerias sob requisitos mínimos de qualidade preestabelecidos em SLAs (Service Level Agreement).
Dentre outros recursos estão incluídos os serviços gerenciados de TI, como o outsourcing de impressão, que pode agilizar rotinas organizacionais, padronizar processos e aumentar produtividade sem onerar o fluxo de caixa.
Agora que você já conhece os principais benefícios da automação de processos, que tal nos seguir no Facebook, LinkedIn e YouTube para descobrir novas formas de otimizar o seu negócio?