Tecnoset - Suporte

Cultura data driven: conheça a tendência da tomada de decisões baseada em dados

Basear-se em dados na hora de tomar decisões é fundamental para que uma empresa possa realmente destacar-se no mundo competitivo em que estamos inseridos atualmente. Uma das formas de conseguir essa performance é por meio da adoção de uma cultura data driven.

Os dados estão tomando cada vez mais importância, e são milhões de informações produzidas todos os dias pelas empresas. Infelizmente, porém, muitas organizações ainda não sabem como coletar, processar e analisar tais dados para contribuir para o próprio crescimento.

Para ajudar você a compreender melhor o que é uma cultura data driven e como ela deve ser aplicada dentro de uma empresa, assim como as vantagens de sua utilização, criamos este pequeno texto. Continue conosco. Boa leitura!

Conceito de data driven

Podemos conceituar data driven como uma cultura organizacional que tem suas decisões voltadas para dados, sendo um passo fundamental para a transformação digital; ou seja, as informações são colocadas no centro de todo e qualquer planejamento estratégico e fazem parte das tomadas de decisão.

Os dados são versáteis e podem ser coletados de diferentes fontes e para vários propósitos:

  • geração de leads ─ número de novos clientes atraídos pelas campanhas de marketing da empresa, servindo para orientar acerca de sua eficácia;
  • cancelamentos ─ quantidade de clientes que deixaram de consumir um serviço, permite analisar as causas;
  • satisfação do cliente ─ porcentagem de consumidores satisfeitos com seus produtos e serviços, fornece uma visão geral acerca da qualidade.

Esses são apenas alguns exemplos do que pode ser coletado e analisado para obter insights fundamentais para o crescimento e desenvolvimento do negócio dentro do mercado e melhores resultados perante os concorrentes.

Por meio deles, é possível confirmar estratégias de negócio, identificar problemas antes que aconteçam e realizar previsões de tendências.

De acordo com uma pesquisa conduzida pela Forrester Consulting and Atos, 90% dos líderes de negócios na América do Norte e na Ásia acreditam que a cultura data driven terá um aumento substancial de importância na estratégia das empresas até 2020.

Vantagens de uma cultura data driven

São várias as vantagens que a cultura data driven pode trazer para uma organização, sendo que reunimos algumas das mais interessantes.

Decisões mais confiáveis

O primeiro ponto é, com certeza, a melhoria na confiança na hora de tomar decisões estratégicas, uma vez que elas têm por base dados concretos e não são realizadas apenas pelo “instinto” do gestor, o que, muitas vezes, não dá certo.

A orientação por meio de dados garante um aproveitamento muito maior de todas as oportunidades que possam se apresentar para a empresa, ao mesmo tempo que permite que ela evite problemas e riscos com mais facilidade.

Capacidade de predição

O mercado é cíclico, o que quer dizer que várias situações podem se repetir ao longo do tempo. Uma forma de identificar esse tipo de situação é por meio de uma análise completa de ambiente, verificando oportunidades e riscos no futuro e tomando as melhores decisões no presente.

Ao apostar em uma cultura data driven, é possível utilizar a análise de dados como uma forma de melhorar o seu planejamento estratégico, criando cenários futuros e preparando a empresa para enfrentar cada um deles.

Determinação do ROI

Investir em novas tecnologias, negócios, fornecedores ou qualquer outro tipo de contrato é muito mais simples quando se opta por uma cultura data driven, pois pode-se analisar o Retorno sobre o Investimento (ROI, na sigla em inglês), verificando aquilo que vale ou não a pena.

Dessa forma, você pode canalizar muito melhor os seus recursos e evitar investir de forma desordenada ou acabar se frustrando pela falta de retorno de alguma de suas ações.

A cultura data driven vem crescendo no mundo todo, sendo que temos grandes exemplos de empresas que utilizam essa estratégia de forma incrível e com ótimos resultados, como Netflix e Itaú.

Sua empresa também pode se sobressair no seu mercado de atuação. Como estão as suas expectativas em relação à cultura data driven? Deixe um comentário!