Tecnoset

3 maneiras como a digitalização está moldando o futuro do setor de saúde

O uso de tecnologias têm moldado os processos em várias áreas da sociedade. Aplicativos, sites, softwares e vários outros recursos ajudam a melhorar tanto a rotina pessoal quanto profissional das pessoas. No setor de saúde não é diferente, visto que a digitalização tem contribuído cada vez mais.

Então, se você quer saber como as inovações tecnológicas estão relacionadas ao futuro da saúde e quais benefícios alcançados ao colocá-las em prática, continue a leitura do post!

Quais são as principais tecnologias aplicadas na área da saúde durante a transformação digital?

O setor de saúde já conta com diversas tecnologias implantadas, desde o uso de softwares para gestão de documentos até o uso de inteligência artificial em procedimentos médicos.

Abaixo separamos os principais recursos usados para que você conheça o conceito de cada um, bem como sua relevância no dia a dia dos profissionais. Confira!

1.Big data

Por meio do big data, consultórios, hospitais, clínicas e demais estabelecimentos podem acessar a base de dados com mais rapidez e precisão. Na prática, é possível coletar informações que ajudam na tomada de decisões, contribuindo também para o melhor reconhecimento dos pacientes e usuários dos serviços.

Em outras palavras, essa ferramenta tem um papel fundamental para a otimização de processos administrativos e médicos, já que os profissionais se baseiam em indicadores e informações estruturadas.

O big data é uma solução eficiente em várias atividades do setor, como registros médicos, monitoramento e identificação de pacientes, prontuários eletrônicos, entre outras. De modo geral, a partir dessa tecnologia, o sistema de saúde é capaz de personalizar os atendimentos e garantir altas taxas de satisfação.

2.Inteligência artificial

A utilização de inteligência artificial (IA) também é uma das maiores motivadoras da transformação digital na saúde. Por meio da tecnologia, os estabelecimentos do setor podem compreender melhor o comportamento humano com a ajuda de máquinas inteligentes, programadas para automatizar tarefas.

Os chatbots, por exemplo, são ótimos exemplos da implantação de inteligência artificial na área da saúde. O robô interpreta reações, linguagens e padrões humanos e, com base em regras predefinidas e dados coletados, geram respostas automáticas, capazes de interagir com o paciente e responder suas dúvidas.

3.Computação em nuvem

A computação em nuvem é uma das principais propostas da transformação digital, uma vez que molda a maneira como as informações são armazenadas. Ferramentas cloud permitem que hospitais, clínicas e laboratórios virtualizem todos os dados, dispensando o uso de um servidor interno.

Logo, o gerenciamento torna-se mais fácil, pois tudo o que os gestores precisam está registrado digitalmente em um ambiente seguro e que também fornece mais agilidade à navegação dos colaboradores.

Quais as vantagens de transformar seu estabelecimento de saúde digitalmente?

Agora que você conhece um pouco mais a respeito das principais tecnologias que vêm sendo usadas no setor de saúde, também é relevante conhecer quais são os seus benefícios.

Afinal, a implementação de uma ferramenta requer investimento financeiro e tempo de adaptação. Sendo assim, entenda se realmente vale a pena utilizá-las em seu estabelecimento de saúde.

Otimização de tempo

Os recursos tecnológicos têm o objetivo de simplificar processos e torná-los mais práticos no dia a dia. A partir deles, os profissionais demoram menos tempo na execução de suas atividades e, ainda, garantem maior eficiência no atendimento aos pacientes.

Por exemplo, o uso de big data reduz as chances de retrabalho, pois, em um período curto de tempo a máquina consegue coletar dados precisos sobre um problema específico. Uma maneira de evidenciar isso é por meio do monitoramento dos pacientes, já que a ferramenta identifica as condições deles com detalhes que contribuem para ações futuras.

Dessa forma, as decisões costumam ter resultados satisfatórios e que condizem com a realidade dos pacientes e profissionais. Por isso, implantar tecnologias adequadas à sua necessidade e explorar as funcionalidades disponibilizadas, aumenta a produtividade durante os processos.

Atendimento humanizado

Ao contrário do que muitos pensam, as tecnologias contribuem para o atendimento humanizado e podem ser uma excelente ferramenta para ter um bom relacionamento com o público. Como vimos acima, é possível ter acesso à diversos dados relevantes sobre os pacientes, gerando um entendimento mais profundo de suas necessidades.

A inteligência artificial tem um papel fundamental nesse sentido ao detectar características humanas. É a partir dessas informações que se torna possível construir recursos tecnológicos mais próximos do paciente e que atinjam suas expectativas.

Além disso, a transformação digital ainda tende a aproximar os pacientes dos estabelecimentos de saúde, através de canais de comunicação acessíveis, como redes sociais e chatbots.

Eficiência em processos

Por fim, a maior vantagem de transformar digitalmente seu estabelecimento de saúde é o aumento da eficiência em processos. Gerenciar documentos administrativos, exames e prontuários médicos torna-se mais fácil com o auxílio de uma ferramentas de automação.

E, entre as possibilidades no mercado, podemos citar softwares integrados, serviços de outsourcing e computação em nuvem. Esses recursos possibilitam um acompanhamento eficiente das atividades, diminuindo os riscos de falhas humanas, perda de documentos médicos e assim por diante.

Como um parceiro especializado na área da saúde pode ajudar?

A parceria de uma equipe especializada faz toda a diferença durante a transformação digital. No setor de saúde os profissionais lidam constantemente com desafios, por isso, é ainda mais importante contar com a ajuda de um parceiro que atue na área e conheça as soluções mais adequadas à sua realidade.

O Grupo Tecnoset reúne tecnologias de ponta que são desenvolvidas para potencializar a produtividade no setor de saúde a fim de garantir um atendimento de qualidade aos pacientes.

Como vimos ao longo do post, existem diversas possibilidades que podem ser utilizadas quando o assunto é tecnologia. Logo, é essencial entender qual é a opção mais adequada às suas necessidades e que contribuirá no desempenho dos profissionais.

Gostou do post? Entre em contato com a gente e conheça as soluções que o Grupo Tecnoset oferece ao setor de saúde!