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Entenda a importância da gestão de documentos para sua empresa

A documentação de uma empresa tem um papel crucial para o seu sucesso. O modo como a companhia realiza a sua gestão de documentos é capaz de evitar vazamentos, auxiliar no planejamento de ações e garantir mais qualidade às rotinas críticas da empresa.

Ao mesmo tempo, uma boa política de gestão de documentos torna o negócio mais robusto e preparado para lidar com qualquer tipo de desafio. Das fiscalizações de órgãos públicos à definição de políticas de atendimento, várias são as atividades que ganham qualidade com essa prática.

Quer saber mais sobre o tema? Então siga a leitura deste post para conhecer sobre a importância da política de gestão de documentos no ambiente corporativo!

O que é a política de gestão de documentos?

A política de gestão de documentos pode ser definida como um conjunto de processos voltados para a melhor organização de toda a documentação impressa e digital da companhia. Ou seja, ela é feita para melhorar a forma como contratos, relatórios, protocolos e registros são salvos ou armazenados pela companhia e os seus parceiros estratégicos.

Além disso, essa prática também tem como meta garantir a segurança e o sigilo necessário às informações internas. Dessa forma, a companhia se mantém alinhada com políticas de compliance e regulamentações de tratamento de dados locais.

Qual a sua importância?

No cenário atual, a política de gestão de documentos tem um papel-chave para qualquer empresa. Hoje, as informações disponíveis para o negócio são cruciais na melhoria da sua competitividade.

O modo como a companhia gerencia tais dados tem um impacto direto nos seus resultados de médio e longo prazo. Confira a seguir algumas vantagens de investir na gestão de documentos.

Aumenta a confiabilidade da companhia

Uma boa política de gestão de documentos traz mais confiabilidade para a companhia. Os seus processos estarão apoiados em um conjunto de normas de controle e segurança digital que evitam o acesso indevido a dados, o vazamento de informações de terceiros e a modificação indevida de um documento. Além disso, as chances de uma fraude ocorrer cairão, o que amplia as chances da companhia se manter funcional e competitiva.

Melhora o direcionamento dos recursos orçamentários

Outro ponto importante é a redução de custos. Com uma boa política de gestão de documentos, o negócio reduz o espaço utilizado no armazenamento de contratos, notas fiscais e informações impressas. Além disso, os mecanismos adequados para salvar registros serão utilizados, evitando desperdícios.

Dá mais competitividade

A gestão de documentos melhora o modo como as informações são organizadas. O gestor terá acesso rápido a qualquer registro da companhia, como históricos de vendas e os dados sobre os clientes. Isso será útil em várias estratégias que tornam a companhia mais competitiva.

Um exemplo está nos processos de marketing. Com a possibilidade de conhecer melhor quais são os produtos mais vendidos e as variações de lucro, o profissional da área é capaz de definir uma estratégia mais inteligente e alinhada com as demandas dos clientes. Além disso, a análise de informações será mais estruturada, facilitando a segmentação do mercado.

Já os processos de atendimento terão maior qualidade. Se a empresa identifica com precisão como ocorre a rotina do setor, fica mais fácil para o gestor garantir que os profissionais estejam bem treinados: problemas serão encontrados e, com isso, a qualidade do atendimento poderá ser otimizada de modo preciso.

Como ela pode ser estruturada?

Para estruturar uma boa política de gestão de documentos, a companhia precisa tomar uma série de cuidados. Eles evitam riscos de segurança, garantem mais qualidade para o modo como os dados são armazenados e permitem que a sua localização seja rápida. Confira abaixo alguns pontos importantes nesse processo!

Tenha uma política de segurança e controle de acesso

Esse ponto vale tanto para o armazenamento de documentos impressos como digitais. A companhia deve ter um conjunto de técnicas e práticas para monitorar e controlar quem tem acesso a qualquer tipo de dados sigilosos.

Portanto, utilize softwares de monitoramento e controle de usuários. Também adote fechaduras eletrônicas e demais equipamentos de segurança. Assim, ficará mais fácil acompanhar quem utiliza as suas informações.

Adote meios adequados para salvar dados

Cada tipo de informação e material impresso tem um modo adequado de ser armazenado. Em função disso, a companhia precisa estar atenta para evitar riscos e garantir que nenhuma falha ocorra.

Nos meios digitais, por exemplo, a computação na nuvem pode ser uma grande aliada. Essa tecnologia combina mobilidade, escalabilidade e segurança de ponta com baixo custo. Dessa forma, o empreendimento pode utilizar um local seguro e robusto para armazenar qualquer tipo de documento digital.

Já em ambientes físicos, o negócio precisa estar atento tanto ao tipo de ambiente utilizado para salvar os dados quanto às medidas de proteção implementadas. Da refrigeração ao nível de umidade do local, qualquer fator que comprometa a qualidade do documento impresso deve ser considerado, evitando que ele seja danificado e se torne inutilizável.

Treine os profissionais a terem boas práticas

O treinamento dos profissionais também deve ser realizado. A companhia precisa manter todos os times com conhecimentos alinhados e prontos para evitar comportamentos de risco. Assim, as chances de uma informação ser salva de um modo inseguro (ou que comprometa a sua integridade) serão as menores possíveis.

No cenário atual, os documentos de uma empresa têm um papel estratégico. Eles auxiliam o negócio a conhecer melhor o seu funcionamento, dão a abertura para novos processos e facilitam o planejamento.

Além disso, a documentação existente pode ser utilizada para evitar erros, garantir um melhor direcionamento das atividades e ter um maior conhecimento sobre o mercado. Assim, o negócio se mantém competitivo e pronto para lidar com qualquer desafio.

Mas esses ganhos só são possíveis se a companhia tem uma boa rotina de gestão de documentos. Ela garantirá que os dados serão salvos da forma correta, em um ambiente seguro e de fácil acesso. Assim, as informações serão úteis, com alto nível de integridade e confiabilidade.

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