Tecnoset - Suporte

Entenda as vantagens de contratar uma integradora de serviços de TI

Você sabe o que é uma integradora de serviços de TI? Estamos vivendo em um mundo cada vez mais digital, que exige das empresas a manutenção de boas infraestruturas de tecnologia, não apenas para melhorar seus processos, mas muitas vezes para manter sua atividade.

No entanto, muitas organizações não têm a TI como o seu negócio, sendo que o departamento funciona apenas como apoio à atividade principal da empresa, aumentando assim os gastos necessários com tecnologia e contratação de profissionais especializados.

Com a mudança quase que diária nas tecnologias existentes no mercado e a transformação digital em plena evolução, esse modelo interno de infraestrutura já não é mais adequado, sendo que as integradoras de serviços de TI podem ser a saída para esse problema. Esse é o tema de nosso artigo. Confira mais a seguir!

O que é uma integradora de serviços de TI?

Todos os dias surgem novidades em termos de tecnologia no mercado, sendo que as empresas mais antenadas estão sempre surfando na crista da onda da inovação. Contudo, pequenas e médias empresas nem sempre tem a possibilidade financeira de contar com grandes equipes de tecnologia, principalmente se a TI não é o seu foco de negócio.

Nesse contexto surgem as integradoras de serviço de tecnologia da informação, empresas especializadas em soluções e ferramentas de última geração no mercado e com um corpo de colaboradores especialistas.

Ou seja, podemos conceituar a integradora de serviços de TI como uma empresa especializada em fornecer consultoria de tecnologia para suas organizações parceiras, visando melhorar seus processos e ferramentas, diminuindo seus custos internos.

Como funciona uma integradora de serviços de TI?

Devido ao aumento da importância da tecnologia dentro das empresas para a sua sobrevivência no mercado, manter-se a par da evolução das soluções pode ser um caso de vida ou morte para muitas organizações.

Assim como vamos ao médico sempre que percebemos que algo não vai bem conosco e com nossa saúde, uma empresa pode recorrer à figura da integradora de serviços de TI quando percebe que algo não vai bem em seu stack de tecnologia.

O papel do integrador de TI, até pouco tempo atrás, era um tanto quanto limitado, sendo que ele apenas apresentava e implantava ferramentas de acordo com o que o cliente buscava naquele momento.

Com a transformação digital, o papel da integradora de serviços de TI evoluiu e passou a ter um caráter muito mais estratégico e consultivo, não apenas buscando ferramentas, mas realizando uma verdadeira análise acerca das forças e fraquezas do cliente e verificando a necessidade de determinadas soluções.

Ou seja, hoje, as integradoras de serviço de TI trabalham não apenas com o setor de tecnologia da empresa parceira, mas também junto ao departamento de negócio, buscando compreender suas reais demandas e traçando planos de crescimento e adequação.

O objetivo dessa parceria não é apenas oferecer ferramentas de tecnologia, mas sim garantir que as metas traçadas pelo setor de negócio poderão ser alcançadas com o apoio da TI e suas soluções.

Quais as vantagens de contar com uma integradora de serviços de TI?

São várias as vantagens que sua empresa pode alcançar ao confiar e traçar uma parceria com uma integradora de serviços de TI. Vamos listar apenas os principais benefícios dessa relação.

Acesso aos melhores profissionais

Contratar e manter bons profissionais de tecnologia é um grande desafio, principalmente para pequenas e médias empresas. A maioria dos especialistas já se encontra bem empregados e satisfeitos onde estão.

Ao contar com uma integradora de serviços de TI, sua empresa pode ter acesso aos melhores profissionais do mercado, com diversas certificações em tecnologias e de forma simples e fácil, sem as complicações da contratação direta.

Alinhamento estratégico

Outra grande vantagem nessa parceria, já citada, é o alinhamento estratégico entre as ferramentas e soluções de tecnologia implantadas na empresa e os objetivos traçados para o futuro do negócio no mercado, garantindo assim muito mais eficiência.

Redução de custos

Os custos operacionais de se manter uma grande equipe e infraestrutura de TI interna são muito altos, o que dificulta a utilização de tecnologia por muitas empresas de pequeno e médio porte. Contar com bons profissionais e serviços adequados de TI, ao mesmo tempo em que se reduzem os gastos, é uma das principais vantagens dessa parceria.

Aumento do potencial competitivo

A integradora de serviços e TI está sempre em busca das últimas novidades do mercado e novas tecnologias que estão sendo lançadas. Sendo assim, sua empresa terá acesso ao que existe de mais moderno, o que impacta diretamente em seu potencial competitivo.

Gerenciamento da implantação de novas tecnologias

A implantação de novas tecnologias nem sempre é uma tarefa fácil, ainda mais quando ferramentas modificam processos internos e a rotina dos colaboradores, que podem acabar oferecendo certa resistência.

Ao contar com o apoio de uma integradora de serviços de TI, ela fará todo e qualquer gerenciamento de implantação, lidando com os desafios e garantindo o sucesso do processo.

Como contratar uma integradora de serviços de TI?

Existem várias empresas no mercado hoje que oferecem serviços de TI, sendo que é preciso tomar muito cuidado na hora da contratação para evitar problemas no futuro. Você pode listar algumas perguntas básicas a fim de avaliar a adequação da integradora:

  • quais as principais tecnologias em que os colaboradores são certificados?
  • quais são as normas utilizadas por eles em seus projetos?
  • os produtos apresentados foram projetados para trabalhar em conjunto?
  • quais são as garantias oferecidas em caso de problemas e qual o tempo de resolução?
  • quais as referências da empresa?
  • a solução poderá atender às demandas futuras de sua organização?

Esses são apenas alguns pontos importantes que podem ser utilizados na hora de filtrar as várias opções encontradas no mercado.

Dentro do contexto de transformação digital em que estamos vivendo, a tecnologia é fundamental, e contar com uma boa integradora de serviços de TI se mostra a melhor opção para se manter atualizado.

A Tecnoset já possui 27 anos de experiência no mercado e uma grande lista de cases de sucesso e clientes satisfeitos. Podemos ajudar você a otimizar o seu negócio por meio da tecnologia! Entre em contato conosco agora mesmo e conheça nossas soluções!