Tecnoset

Estados e Municípios têm adotado o Google for Education em Escolas da Rede Pública

O avanço tecnológico é uma realidade no setor educacional, porque é uma alternativa para manter os alunos mais envolvidos com os conteúdos apresentados.

Por outro lado, a falta de investimentos e de parcerias dificultam que as escolas, principalmente da rede pública, se transformem digitalmente.

Neste artigo , destacaremos como o programa Google for Education está contribuindo na criação de um ensino público brasileiro mais conectado e atraente para alunos e professores.

Confira!

A importância de transformação digital na educação

Em virtude da pandemia do novo Coronavírus (Covid-19), instituições de ensino passaram a investir nas aulas virtuais para os estudantes estarem de acordo com o calendário escolar planejado pelo Ministério da Educação (MEC).

Contudo, mesmo antes disso, a transformação digital já estava atuante nesse setor por meio de procedimentos, como a Educação a Distância (EAD).

Diversos cursos superiores já adotam essa modalidade de ensino para oferecer aos alunos mais possibilidades de concluir uma graduação ou de fazer uma especialização.

Seguindo um caminho parecido, muitas escolas também estão aproveitando o surgimento de recursos tecnológicos a fim de apresentar materiais interativos.

Hoje, colégios referência já utilizam aplicações interativas para os alunos fazerem exercícios de várias matérias (inglês, matemática, português etc.).

A digitalização dos processos também permite que pais de alunos acompanhem notas, calendário de tarefas, provas e muito mais.

E isso contribui para uma melhor performance do estudante, uma vez que os responsáveis tem maior proximidade com a instituição e professores.

Enfim, o ensino brasileiro tem muito a ganhar com esses recursos digitais.

Infelizmente, as escolas públicas, devido à má gestão do Estado, ainda enfrentam grandes obstáculos para se transformarem  digitalmente.

Abaixo falaremos sobre eles e como o Google for Education está ajudando a superar essas barreiras.

Principais desafios das escolas públicas em implantar novas tecnologias

A transformação digital também deve chegar à educação pública. Contudo, há uma série de fatores que tornam esse processo mais lento se compararmos com os investimentos em tecnologia realizados pela rede privada de ensino.

A falta de equipamentos adequados para os alunos, a ausência de internet de alta velocidade e a dificuldade de ter acesso a capacitações relacionadas aos recursos digitais são alguns dos fatores que impedem professores e alunos de terem condições adequadas para usar a tecnologia a favor do ensino.

Para ajudá-lo a entender isso melhor, vamos destacar fatores que dificultam consolidar a transformação digital nas escolas públicas.

Acompanhe!

Falta de infraestrutura

Em regiões mais carentes, a disponibilização de tablets e de outros dispositivos móveis para os alunos é um sonho bem distante.

Além disso, o acesso à internet de alta velocidade é um privilégio que contempla apenas as regiões com um maior poder econômico.

Por mais que haja uma expansão do acesso à rede mundial de computadores no Brasil, a falta de infraestrutura é um aspecto marcante.

De acordo com a pesquisa TIC Educação, somente 34% das escolas públicas rurais no Brasil têm computadores conectados à internet e 46% nem possuem desktops.

Divulgado em 2019, esse estudo também apontou que 98% das escolas da rede pública na zona urbana contam com acesso à internet. Apesar disso, a maioria apresenta menos de 15 computadores funcionando.

Esses números mostram que é enorme o desafio de implantar um ensino com base na tecnologia nas instituições de ensino público.

Qualificação dos professores

Além da ausência de uma infraestrutura tecnológica adequada, as escolas da Rede Pública precisam habilitar seus professores para adotar ferramentas modernas e aperfeiçoar o aprendizado.

Não adianta montar um laboratório de informática com computadores de ponta, caso os docentes não tenham a orientação adequada para utilizar softwares, organizar aulas e apresentar conteúdos de maneira mais envolvente aos alunos.

A união de uma infraestrutura de TI e profissionais de educação capacitados é muito importante para a qualidade do ensino público brasileiro dar um salto de qualidade.

Como o Google for Education tem transformado a rede pública de ensino?

Uma alternativa que vem sendo adotada para superar as barreiras da transformação digital nas escolas da rede pública é o Google for Education, que permite a professores e alunos terem acesso a diversos conteúdos na web, como livros, documentos, agenda, etc.

Um dos grandes pontos positivos dessa solução é seu armazenamento na nuvem, recurso que possibilita acessar os materiais educativos em qualquer lugar com conexão à internet.

Com ele, alunos e professores podem compartilhar tarefas e materiais de aula em tempo real diretamente pelo Google Drive. Além disso, também conseguem manter a comunicação à distância, por vídeo, texto ou voz, através do aplicativo Google Meet.

Em suma, o Google for Education é um conjunto de ferramentas educacionais digitais totalmente intuitivas, o que as torna eficientes e simples de utilizar.

Ciente da assertividade desse projeto, a Think Digital, empresa do Grupo Tecnoset, criou uma parceria com o Google visando alavancar a qualidade da educação pública brasileira.

A empresa, além de ficar responsável pela implantação do Google For Education, também oferece toda a infraestrutura necessária para uma escola se transformar digitalmente.

Na prática, são instalados sistemas de Wi-fi inteligente e fornecidos laboratórios móveis de informática repletos de Chromebooks (computadores leves com capacidade de armazenar softwares avançados).

Enfim, o projeto trabalha para ajudar as escolas públicas a superarem as principais barreiras que as impedem de elevar o nível da educação por meio da tecnologia.

Leve tecnologia e acessibilidade para sua escola

A Tecnoset em conjunto com outras empresas do Grupo Tecnoset,  Tecfy e  Think Digital, possui diversas soluções que atendem o setor educacional.

A Tecnoset em conjunto com a Think Digital possui uma equipe preparada para dar o apoio ideal às escolas da rede pública que desejam aproveitar as vantagens da computação em nuvem, do outsourcing de chromebooks, wi-fi inteligente e Google for Education de maneira estratégica.

Se você achou as informações desse artigo úteis, compartilhe-o nas redes sociais agora mesmo!

O conhecimento é a melhor ferramenta para evoluir com rapidez e eficiência!