Tecnoset

Inteligência artificial: veja como o setor de saúde pode se beneficiar

A tecnologia tem mudado o mundo nos últimos anos. E no avançar dessa evolução, a inteligência artificial trouxe soluções que transformaram as relações da sociedade nos mais diversos aspectos – inclusive, na saúde.

Com aplicações que ajudam médicos, pacientes e instituições a encontrar soluções cada vez mais assertivas, a inteligência artificial facilita a individualização do atendimento, proporcionando maior rapidez e conforto para os pacientes, desde consultas à cirurgias.

E para entender melhor como é essa atuação da inteligência artificial no setor da saúde, trouxemos os tópicos a seguir para deixar ainda mais clara a importância da transformação tecnológica.

Siga conosco e confira!

O impacto da inteligência artificial no setor da saúde

Eficiência, redução de custos e até mesmo maior sucesso nos tratamentos: a inteligência artificial trouxe impactos decisivos no setor de saúde que deixam evidentes sua importância.

De acordo com relatório da CB Insights, 86% das empresas que prestam serviços no setor da saúde, ciências biológicas e fornecedoras de saúde já utilizam a inteligência artificial. Como resultado dessas implantações, a consultoria global, Accenture, aponta a economia de US$ 150 bilhões até 2026 para as empresas investidoras.

Mas com tantos benefícios econômicos assim, o que pode ser chamado de inteligência artificial? Como essas soluções vêm mudando efetivamente o setor da saúde? Vamos às respostas:

O que é inteligência artificial?

O conceito de inteligência artificial é baseado em um agrupamento de tecnologias que, combinadas, permitem o rápido aprendizado de ferramentas e sistemas. Esse aprendizado se dá conforme os dados coletados são submetidos a análises automatizadas, capazes de trazer insights que permitam rápidas respostas.

Simplificando, a inteligência artificial permite um nível de aprendizado tão rápido, que traz soluções sob medida a uma velocidade incompatível com a capacidade de raciocínio do ser humano.

Implementada em diversos setores da sociedade, a inteligência artificial tem revolucionado o mundo como era conhecido. Não à toa, também no setor da saúde, podemos encontrar desde assistentes virtuais para agendamentos de consultas, até sistemas que permitem a detecção precisa de algumas doenças.

A inteligência artificial no setor da saúde

Além de oferecer o acompanhamento personalizado para consultas, exames e cirurgia, a inteligência artificial vem fazendo a diferença em outras frentes da medicina, como:

  • identificação correta de laudos;
  • check-ins para pacientes nas unidades de saúde;
  • automatização de mensagens sobre o preparo para exames;
  • maior precisão para detecção de tipos de câncer, como o câncer de pele;
  • melhor observação na recuperação dos pacientes;
  • maior aproximação entre médicos e pacientes;
  • melhor relacionamento entre os médicos envolvidos no atendimento aos pacientes;
  • entre muitas outras soluções.

Como podemos ver, os benefícios da inteligência artificial no setor de saúde vão de ponta a ponta – desde a rotina do administrativo ao tratamento dos pacientes. A seguir, listamos os 4 principais benefícios e como essa tecnologia vem trazendo resultados incríveis.

4 aplicações da inteligência artificial no cotidiano das instituições de saúde

No cotidiano, as vantagens da inteligência artificial para o setor de saúde podem ser facilmente visualizadas nos processos administrativos, na logística e no desenvolvimento de soluções médicas. Confira:

1. Maior eficiência de softwares

O aprendizado da inteligência artificial permite que os softwares sejam mais eficazes em seus propósitos. Na prática, é possível agilizar o acesso aos históricos dos pacientes para entender quais e quando foram seus últimos atendimentos e procedimentos para que, assim, os próximos passos em sua recuperação sejam indicados com maior rapidez.

O prontuários eletrônicos (PEP), por exemplo, são documentos que têm acesso facilitado a integração e centralização de dados em qualquer unidade de saúde da mesma rede, o que faz toda a diferença, principalmente, em situações emergenciais.

2. Identificação inteligente de sintomas

A identificação precoce de sintomas é muito importante para iniciar os tratamentos o quanto antes. Desde o momento da identificação dos pacientes, essa agilidade pode salvar vidas.

Câmeras inteligentes, por exemplo, são capazes de detectar sintomas a partir da verificação da temperatura corporal e, assim, direcionar o paciente de acordo com a urgência necessária.

De modo geral, com a inteligência artificial é possível se antecipar à algumas etapas de triagens, garantindo que o paciente seja encaminhado rapidamente para o especialista mais indicado.

3. Notificações agilizadas

Em qualquer tipo de atendimento na área da saúde, dos tratamentos simples aos mais complexos, a comunicação entre pacientes, médicos e instituições precisa ser ágil e eficiente.

Com o uso da inteligência artificial em aplicativos e outras soluções tecnológicas, é possível agilizar a troca de informações sobre possíveis mudanças nos quadros de saúde dos pacientes para acionar o especialista e unidade médica que atendam ao nível de socorro necessário – principalmente, emergenciais.

4. Base de dados mais completa e inteligente

A inteligência artificial tem como um de seus princípios o machine learning, que é a capacidade de aprendizado autônomo a partir dos dados coletados.

Através das informações armazenadas, os sistemas e ferramentas conseguem realizar as correções necessárias ou novas implantações que darão ainda mais robustez à tecnologia, agilizando tratamentos, indicando níveis de riscos em cirurgias ou trazendo insights importantes para estratégias de negócio.

Entretanto, para que esses dados sejam coletados e analisados em relatórios precisos, a integração com outros sistemas inteligentes e a atuação de analistas especializados é fundamental.

Para utilizar o melhor da inteligência artificial, conte com um parceiro especializado

Para alcançar a transformação digital que de fato traga os melhores resultados ao negócio, é muito importante contar com os melhores parceiros do setor.

A Tecnoset, nesse sentido, com mais de 30 anos de experiência e presença em mais de 1.200 cidades do país, oferece soluções sob medida em inteligência artificial para a área da saúde.

Com toda a expertise de um parceiro experiente no setor, é possível que seu estabelecimento implemente prontuários automatizados para os pacientes e tenha as mais avançadas tecnologias para a área da saúde.

Fale agora mesmo com um dos especialistas em tecnologia e entenda como aproveitar o melhor da inteligência artificial para os seus negócios!