Tecnoset - Suporte

Qual a importância da atualização tecnológica nas organizações?

Qual o nível de atualização tecnológica da sua infraestrutura de TI? Hoje, o modo como os ativos são gerenciados e atualizados influencia diretamente na competitividade da empresa.

Companhias com uma infraestrutura desatualizada passam por problemas de competitividade e geralmente ficam atrás de seus concorrentes. Como os profissionais não terão equipamentos modernos para apoiar as suas operações, a qualidade dos seus serviços será menor do que a de outras empresas. Além disso, existem riscos de segurança para os usuários.

Quer saber o motivo e como a atualização tecnológica é capaz de melhorar a sua empresa? Então continue a leitura!

O que é investir na atualização tecnológica como um fator estratégico?

A tecnologia foi integrada a vários processos corporativos. As soluções de TI atuais permitem que negócios sejam mais ágeis, precisos e integrados.

Além disso, manter a tecnologia integrada a processos corporativos garante ao negócio mais capacidade de atender a demandas do mercado. A empresa terá mais dados para compreender como melhorar os seus serviços e, com isso, criar mais inovação e qualidade.

Portanto, investir na atualização tecnológica deve ser visto como um fator estratégico. Uma infraestrutura moderna garante que a empresa terá um maior alinhamento com as tendências do mercado e maior capacidade de responder a demandas de clientes e parceiros comerciais. Ou seja, será mais fácil garantir um alto nível de qualidade aos serviços prestados pelo negócio.

Como a atualização tecnológica beneficia a minha empresa?

A atualização tecnológica pode trazer vários impactos para o negócio. Como apontamos anteriormente, em conjunto, eles tornam a empresa mais inteligente e eficaz. Confira os benefícios abaixo!

1. Melhora a organização dos processos corporativos

Com uma infraestrutura de TI atualizada, a empresa é capaz de melhorar a organização de seus processos. Os profissionais terão meios mais inteligentes e centralizados para acessar os seus dados. Sistemas de gestão integrada, por exemplo, poderão ser empregados para melhorar o modo como as rotinas são estruturadas, com mais concentração e agilidade.

Além disso, a computação na nuvem poderá ser empregada, junto com soluções de comunicação, para melhorar a comunicação entre times. Assim, os processos manterão o seu nível de qualidade mesmo que os profissionais estejam em locais diferentes.

2. Dá mais agilidade para a entrega de resultados

Soluções de TI modernas também agilizam os processos internos. Isso dará maior qualidade e produtividade para os times durante projetos estratégicos ou mesmo rotinas diárias.

O cloud computing, por exemplo, dá aos profissionais a capacidade de executarem o seu trabalho em vários locais. Assim, a empresa pode entregar resultados rapidamente e a qualquer momento.

Já soluções de virtualização permitem que a infraestrutura se torne mais escalável. Com isso, mesmo que ocorra um aumento da demanda, o negócio evitará gargalos de produtividade.

3. Mantém a companhia alinhada com as tendências do mercado

A atualização tecnológica também alinha a companhia com as principais tendências de TI do mercado. Isso será um fator estratégico, por permitir a criação de serviços mais inteligentes, voltados para as demandas do consumidor e com maior nível de inovação.

Se a infraestrutura está modernizada, os profissionais terão meios para analisar melhor como o negócio está posicionado frente a concorrentes. A digitalização de rotinas traz mais dados para meios digitais, o que facilita a criação de processos pautados pela análise de dados.

Esse tipo de processo tem um maior alinhamento com as demandas de clientes e parceiros comerciais. Além disso, chances de erros e problemas de performance ocorrerem são menores, uma vez que o gestor terá uma visão abrangente sobre todos os fatores de risco antes mesmo de estruturar uma rotina ou novo produto. Assim, será mais fácil tomar atitudes para prevenir erros.

4. Dá mais automatização a rotinas operacionais

A automatização de rotinas é um dos maiores benefícios de investir na atualização tecnológica. Quando a empresa possui uma rotina apoiada em ferramentas modernas, fica mais fácil definir uma estratégia de trabalho com menos etapas, mais agilidade e menor índice de erros.

Podemos citar, por exemplo, a automatização da emissão de notas fiscais. Com um sistema integrado, o gestor consegue garantir que esse documento será emitido rapidamente assim que uma venda for efetuada.

Isso eliminará erros de digitação, prejuízos causados pela coleta errada de tributos e melhorará o fluxo operacional. Além disso, a entrega será feita rapidamente, permitindo um maior nível de fidelização de consumidores e a redução de custos.

5. Permite que companhias sejam mais robustas contra ameaças de segurança

As ameaças de segurança são um problema para qualquer empresa. Por sinal, os riscos de um ataque quando a infraestrutura está desatualizada são tão altos quanto os prejuízos.

Se o gestor não possui equipamentos modernos, ele pode ter dificuldade para garantir que os seus usuários estarão protegidos. Softwares e equipamentos antigos possuem um maior nível de vulnerabilidades não corrigidas e conhecidas pela comunidade. Portanto, as chances de um ataque ocorrer e não ser identificado, crescem.

Diante disso, a empresa também deve ver a atualização tecnológica como um investimento de segurança. Aplicações modernas não só possuem mais recursos, mas também um maior nível de suporte a correções de brechas de segurança e menos riscos ao usuário.

Como o outsourcing está relacionado a processos de atualização tecnológica no ambiente corporativo?

Para garantir que a infraestrutura sempre esteja atualizada, a empresa pode terceirizar a aquisição dos seus equipamentos. Esse processo funciona da seguinte forma: o negócio contrata um parceiro estratégico, e ele ficará responsável pela gestão, troca e manutenção de um conjunto de máquinas.

Isso reduz gastos com a TI, além de melhorar o nível de qualidade das rotinas. Os profissionais poderão direcionar um foco maior em rotinas estratégicas e, ao mesmo tempo, a companhia deixará de gastar com a manutenção de máquinas não utilizadas.

Hoje, a atualização tecnológica é um dos principais modos de tornar o negócio mais competitivo. Empresas passam a ter uma rotina mais integrada, segura e inovadora. Dessa forma, profissionais poderão criar oportunidades facilmente, trazendo mais competitividade e lucratividade para os serviços internos a médio e longo prazo.

Como comentamos, investir na automação da emissão de notas fiscais é outra forma de melhorar a competitividade da empresa. Veja como isso torna o negócio mais competitivo!