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Conheça 7 benefícios da terceirização de TI para o serviço público

O serviço público é cercado de burocratização, principalmente para a compra e manutenção de equipamentos e soluções, o que prejudica a implantação de tecnologia. Uma saída para isso é a terceirização de serviços de TI.

Sabemos que licitações e outros processos burocráticos funcionam como uma forma de proteção dentro do serviço público, porém, em alguns casos, como o da tecnologia, a lentidão desses trâmites pode prejudicar a sua aplicação.

Dessa forma, a melhor saída é a terceirização, repassando a responsabilidade para uma empresa, por meio de um contrato, trazendo muito mais agilidade para o setor público, que pode se adequar e melhorar seu serviço. Entenda mais a seguir!

A terceirização de serviços de TI no setor público

Estamos vivendo a era da transformação digital e todos os dias surgem novas soluções e ferramentas que se propõem a melhorar os relacionamentos entre as pessoas e empresas, aperfeiçoar processos e otimizar resultados.

Quando falamos em serviço público não é diferente, uma vez que as mesmas ferramentas e soluções aplicadas no setor privado também podem ser utilizadas para a melhoria dos processos dentro de órgãos governamentais.

Diversas agências e empresas públicas têm buscado otimizar suas estratégias e reduzir a sua burocracia por meio da aplicação de soluções tecnológicas, assim como ocorre no setor privado, melhorando a relação entre o Governo e os cidadãos.

Porém, existe uma barreira burocrática que impede que tais objetivos sejam alcançados de forma direta, uma vez que existem leis, criadas para proteger o serviço público, que muitas vezes acabam atrasando a implementação de novas tecnologias.

Dessa forma, a terceirização está surgindo como uma solução para a melhoria dos serviços de TI no setor público, uma vez que o órgão fecha contrato com uma, ou várias, empresas privadas, as quais ficam totalmente responsáveis pelas soluções aplicadas.

Assim, o setor público pode usufruir de todas as vantagens da tecnologia sem ter de lidar com várias questões burocráticas sempre que necessário aplicar uma nova ferramenta, além de também não ter de manter uma grande equipe de TI interna, o que exigiria concursos e contratações.

Os benefícios da terceirização

A terceirização no serviço público traz uma série de vantagens assim como no setor privado, mostrando-se como a melhor solução para se manter atualizado sobre as novas tecnologias com o menor custo possível. Veja alguns dos principais benefícios!

1. Reduzir custos

Tudo para o setor público custa mais caro, isso devido aos grandes custos ligados às tomadas de preço e dificuldades particulares de gestão governamental. Ao repassar a responsabilidade do gerenciamento tecnológico a outra empresa, os órgãos conseguem reduzir esses custos.

Além disso, conforme a demanda de trabalho aumenta, fica a cargo da empresa contratada dar o suporte necessário, sendo que caso fosse responsabilidade do órgão, um concurso deveria ser realizado com todos os encargos da contratação de novos funcionários públicos.

2. Atender às exigências do setor público

A depender da atuação do órgão, os processos internos podem ser complexos e difíceis de serem acompanhados. Com a inserção de soluções tecnológicas de ponta, é possível não apenas atender às exigências do serviço público, como melhorar todo o processo.

Dentre os pontos de destaque estão o planejamento de ações, transparência de processos e atenção às dificuldades enfrentadas na prestação dos serviços à população, garantindo melhores resultados do órgão.

3. Segurança nas informações

A segurança é uma das grandes preocupações enfrentadas hoje, não apenas no setor privado, como no público também. Isso acontece já que a transformação digital, ao mesmo tempo em que ampliou as oportunidades também multiplicou as vulnerabilidades.

Uma empresa contratada de TI pode manter um monitoramento constante dos ativos tecnológicos e dados confidenciais, já que órgãos públicos mantêm grandes listas de informações privadas sobre os cidadãos.

Dessa forma é possível reduzir riscos como vazamento de dados e ataques cibernéticos, garantindo uma maior segurança e confiabilidade. Além disso, também temos uma melhoria na utilização dessas informações e menores extravios de dados.

4. Ganhar agilidade nos processos

Uma das grandes reclamações dos serviços públicos é sobre a morosidade e lentidão com que os processos são realizados, trazendo prejuízos para os cidadãos, principalmente, quando se demanda por uma rápida resposta.

A terceirização da TI pode trazer soluções que agilizem os processos internos, criando ferramentas que integrem sistemas e gerando novas formas de inserção de dados e envio de documentos, facilitando o trabalho dos órgãos e melhorando o atendimento ao cidadão.

5. Aumentar a satisfação dos servidores

A agilidade trazida pela tecnologia não fornece benefícios apenas aos cidadãos, mas também melhora a qualidade de vida e trabalho dos agentes públicos, uma vez que suas atividades diárias ficam mais otimizadas e simples de se cumprir.

Dessa forma, termos servidores mais motivados devido a sistemas integrados e diminuição do retrabalho, podendo se dedicar à criação de estratégias para melhoria dos serviços públicos.

6. Aplicação de tecnologia de ponta

Manter-se atualizado é um problema para o setor público, que depende de um processo moroso de contratação de novas tecnologias, o que prejudica a implantação de mudanças. A terceirização facilita esse processo.

Com o outsourcing no setor público, a empresa contratada será responsável por sondar o mercado e analisar novas tecnologias que trarão impacto positivo para o órgão, aplicando soluções de ponta para o setor sempre que possível.

7. Melhor controle sobre a equipe

Por fim, o uso de tecnologia no setor público também melhora o controle sobre a equipe, uma vez que é possível verificar as atividades desenvolvidas por cada um dos agentes públicos e identificar dificuldades a serem resolvidas.

Assim, é possível garantir mais produtividade, agilidade, eficiência e cumprimento de metas, trabalhando para melhorar o serviço público como um todo.

A Tecnoset e seu papel no mercado

A Tecnoset é uma integradora de serviços de TI com mais de 27 anos no mercado, especialista em outsourcing, oferecendo a empresas públicas e privadas as melhores soluções para suas demandas tecnológicas.

O objetivo da Tecnoset é oferecer serviços e recursos práticos para que todo o ciclo de vida dos documentos seja realizado da melhor forma possível. Nossos serviços incluem a identificação, captura, proteção e gerenciamento de quaisquer tipos de documentos.

Dentre os diferenciais da Tecnoset se destacam:

  • capilaridade — parceiros autorizados em todo o território nacional;
  • preço — baixo custo devido à parceria com grandes fabricantes;
  • solidez — mais de 27 anos de atuação no mercado;
  • flexibilidade — agilidade nos serviços internos e desenvolvimento de projetos;
  • portfólio — grande leque de serviços;
  • profissionais — mais de 480 colaboradores capacitados.

A Tecnoset tem grande know-how na terceirização de serviços de TI, seja no serviço público, seja no setor privado, e pode ajudar você a obter melhores resultados em sua empresa.

Entre em contato conosco agora mesmo e saiba quais as nossas soluções e o que podemos fazer por você!