Tecnoset - Suporte

Veja aqui 5 ações preciosas que geram a economia de papel

Veja aqui 5 ações preciosas que geram economia de papel

Em tempos em que a sustentabilidade desponta como uma das pautas mais importantes dentro das empresas, ações voltadas para o uso consciente de recursos e a redução do desperdício figuram como algumas preocupações de gestores e líderes empresariais.

Nesse contexto, medidas como a economia de papel são tidas como necessárias, pois o desperdício desse material é um problema recorrente no cenário corporativo. Mais do que isso, uma vez que traz não só implicações econômicas, mas principalmente ambientais.

Por isso, sabendo da importância desse tema, preparamos este artigo com 5 ações preciosas que podem ajudar na economia de papel na sua empresa. Continue a leitura e confira!

1. Adote a reciclagem como estratégia

A primeira dica da lista de ações para o uso consciente do papel é a reciclagem. Como se sabe, esse tipo de material precisa ter um descarte correto e o ideal é implementar uma política interna na empresa, voltada para esta ação, de modo que o papel seja separado dos demais resíduos. Essa postura facilita o reaproveitamento do material e traz grande ganho no quesito sustentabilidade.

2. Digitalize documentos

Já com o foco voltado diretamente para a economia de papel, a dica é investir na digitalização dos documentos. Hoje, devido à transformação digital e ao fortalecimento da troca de informações online, o modelo de documentos eletrônicos é muito mais viável do ponto de vista operacional e também econômico.

Dessa forma, prepare a sua empresa para lidar com documentos em formato digital e reduza gradativamente as impressões. Documentos digitalizados são mais fáceis de se gerir e manusear, menos suscetíveis a extravios, rasuras e ainda poupam o meio ambiente. Pense nisso!

3. Imprima frente e verso

Outra maneira de reduzir o uso de papel em empresas é com a utilização de impressões em frente e verso. Embora essa seja uma dica simples, ao longo de um mês, por exemplo, pode representar uma economia significativa nos custos de empresa.

Sabemos que existem determinados tipos de documentos que não podem ser impressos dessa forma. Porém, ainda assim, é possível utilizar a impressão frente e verso em outras atividades, como troca de informações dentro da empresa, rascunhos, atas de reunião e outros expedientes simples de uso interno.

4. Configure corretamente a impressora

A configuração correta da impressora também tem um impacto positivo na economia de papel. Isso se deve principalmente ao fato de que o desperdício de papel, em grande parte, ocorre quando a impressão não é feita adequadamente.

Por isso, a recomendação é sempre ajustar as configurações antes de imprimir para evitar erros. Da mesma forma, é preciso cuidar da manutenção dos equipamentos a fim de que rasuras, perda de qualidade na impressão ou outros problemas que levem ao descarte do papel ocorram.

5. Evite impressões desnecessárias

A redução do uso do papel em empresas está diretamente relacionada com a consciência dos funcionários. Por isso, é fundamental implementar uma cultura baseada na economia e no uso sustentável dos recursos.

Para isso, uma das formas é orientar os seus colaboradores a evitar impressões desnecessárias. Em muitos casos, apenas por questão de comodidade, o funcionário imprime documentos que serão utilizados uma única vez. Isso pode — e deve — ser evitado.

Nesse ponto, inclusive, a tecnologia também pode ajudar. Hoje, existem tecnologias capazes de controlar as impressões, como por meio do crachá do funcionário — evitando que folhas sejam esquecidas na impressora e descartadas, por exemplo.

Por fim, embora essas sejam dicas simples, no geral, todas elas têm potencial para promover a economia de papel dentro de uma empresa. Então, coloque-as em prática e confirme os resultados.

Gostou deste artigo? Então, aproveite e confira também o infográfico que preparamos com 10 dicas para uma impressão consciente!