capex vs opex

O mercado financeiro é repleto de siglas e expressões próprias. Conhecer esses termos é importante para garantir eficiência na gestão do seu negócio. Neste post, vamos falar a respeito de Capex e Opex, duas expressões muito utilizadas quando o assunto é investimento.

Além de entender os conceitos, você vai descobrir porque é importante saber a diferença entre estas duas modalidades e aprender como fazer as melhores escolhas para o seu negócio.

Acompanhe e descubra!

O que é Capex?

Capex, ou Capital Expenditure, é uma expressão em inglês que pode ser traduzida livremente como Despesas de Capitais ou ainda Investimento em Bens de Capitais.

Ela está relacionada a todos os custos vinculados à aquisição de equipamentos e instalações, visando a melhoria de um serviço, produto ou da própria estrutura da empresa.

Dessa forma, o investimento em Capex representa a aplicação de recursos direcionados à compra de maquinário, instalações e equipamentos.

Por exemplo, ao comprar impressoras para a produção de materiais gráficos, esses itens passam a ser de propriedade da empresa, por isso trata-se de um investimento em bem de capital.

Quais são as vantagens e desvantagens do Capex?

Entre as vantagens do Capex, vale destacar maior previsibilidade, capacidade de retorno a longo prazo e aumento do fluxo de caixa. As desvantagens, por outro lado, são a depreciação dos bens adquiridos, a dificuldade de aprovação dos gastos e os altos custos, principalmente se tratando do curto prazo.

O que é Opex?

O Opex, ou Operational Expenditure, ao contrário do Capex, está focado nas Despesas e Dispêndios Operacionais, bem como no investimento em manutenção de equipamentos.

Como custos operacionais podemos destacar, por exemplo, salários dos funcionários, despesa de consumo, combustível, despesas com tributação e contratação de serviços terceirizados.

Relacionando com o exemplo anterior, seria o mesmo que contratar um parceiro de outsourcing para a produção de materiais gráficos da empresa. Assim, em vez de comprar a impressora, não haveria a aquisição de bens, mas a contratação de um serviço terceiro.

Quais são as vantagens e desvantagens do Opex?

As principais vantagens do Opex são a facilidade de aprovação dos gastos, a facilidade de adaptação às mudanças de mercado e maior flexibilização dos custos, sem a necessidade de descapitalização do negócio. Já as desvantagens do Opex são a inconstância e a possibilidade de altos custos a longo prazo.

Por que é importante entender as diferenças entre Capex e Opex?

Talvez você esteja se perguntando: afinal, por que eu devo entender as diferenças entre Capex e Opex e de que forma elas influenciam na gestão do meu negócio?

Conhecer os conceitos e entender as diferenças entre ambos pode fazer toda a diferença na estratégia de uma empresa, visto que nenhum mecanismo de gestão será suficientemente completo se não partir de um estudo e planejamento dos investimentos que serão feitos em aquisições de máquinas e equipamentos, manutenções, substituições de ativos fixos e contratações de serviços terceirizados, por exemplo.

Como escolher a melhor alternativa para a sua empresa?

Como você viu, os impactos em projetos são completamente diferentes para o Capex e Opex. Assim, a fim de escolher a melhor alternativa para a sua empresa é necessário avaliar as finanças, o plano empresarial a curto, médio e longo prazo e os objetivos que você pretende alcançar.

Uma boa gestão e a escolha adequada devem partir de um mapeamento do seu negócio, da identificação dos pontos fortes e fracos e do entendimento acerca do horizonte que você pretende alcançar.

Investimentos em TI: como fazer as melhores escolhas?

Tratando-se de investimentos e boas escolhas de gestão, a área de Tecnologia da Informação oferece grandes desafios para os empresários.

O TI é uma área em constante desenvolvimento e que às vezes sofre com a necessidade de se manter sempre atualizada. Nesse departamento, equipamentos e sistemas podem se tornar obsoletos rapidamente. Por isso, gestores devem levar esses aspectos em consideração antes de fazer uma escolha de investimento.

Diante disso, as empresas mostram uma tendência de trocar gradativamente o Capex pelo Opex, já que esse segundo oferece uma possibilidade de atualização constante e adaptação às inovações tecnológicas.

Além disso, a escolha pelo Opex evita a descapitalização do seu negócio com a compra/substituição de equipamentos obsoletos, minimizando os impactos e gastos associados ao treinamento dos seus colaboradores sempre que se faz necessária uma mudança.

Somado a isso, cresce o número de empresas especializadas que entregam ao mercado serviços personalizados e adaptados às necessidades tecnológicas dos seus clientes.

Como a Tecnoset pode ajudar a sua empresa?

A Tecnoset é uma empresa integradora de serviços de TI que oferece ao mercado soluções voltadas para o aumento da produtividade, redução de custos e melhoria de processos.

A expertise da empresa no setor a permite atuar com excelência, atender as demandas dos seus clientes de acordo com suas necessidades e oferecer os melhores serviços de outsourcing.

Entre as principais características da Tecnoset, vale destacar a solidez, atendimento amplo, flexibilidade, agilidade, portfólio amplo, empresa estruturada e equipe especializada.

Você quer investir em soluções dinâmicas e tornar o seu negócio mais competitivo? Entre em contato com a Tecnoset e descubra como podemos ajudar a sua empresa.