A terceirização de serviços de impressão tem ganhado espaço no mercado. A escolha desse serviço, porém, deve considerar vários fatores e um dos mais importantes é a capilaridade.

A capilaridade influencia a habilidade do prestador de serviços em atender as demandas da empresa. Entendê-la, portanto, permite que o negócio faça uma escolha segura e com pouco risco. Além disso, amplia o retorno sobre o investimento.

Quer saber mais sobre o tema e como a capilaridade pode afetar o sucesso das suas estratégias de investimento em outsourcing de terceirização? Continue a leitura deste post!

O que é capilaridade?

Capilaridade é o termo utilizado para definir a abrangência de uma empresa no seu mercado de atuação. Quanto maior ela for, mais amplo é o número de consumidores que ela pode atender. Da mesma maneira, a capilaridade influencia o número de demandas que a companhia pode lidar ao mesmo tempo.

Por que é importante avaliar esse fator ao contratar uma empresa terceirizada?

No cenário do outsourcing de impressão, ter uma boa capilaridade é crucial para o sucesso do serviço contratado. A empresa com alta capilaridade consegue lidar com todas as suas demandas, até mesmo nos momentos em que há mais carga de trabalho. Além disso, esse fator indica que o negócio também tem pontos positivos relacionados a itens como:

  • possibilidade de enviar times capacitados para vários locais sem grandes dificuldades;
  • mais habilidade de fornecer equipamentos e peças de reposição para diferentes regiões sem correr riscos;
  • facilidade para se integrar a negócios com diferentes demandas e perfis operacionais;
  • chances maiores de cumprimento do SLA acordado entre as partes.

A capilaridade, na área do outsourcing de impressão, também é um indicativo de outros fatores que vão além da abrangência das operações da empresa. Ela demonstra que o negócio é escalável e robusto — ou seja, que a empresa parceira estará pronta para se adaptar a novos cenários e manter a qualidade do serviço prestado ao seu negócio enquanto ele cresce.

Que outros fatores considerar ao investir na terceirização da impressão?

Para contratar uma empresa de outsourcing, outros cuidados podem ser tomados além de avaliar a capilaridade. Entre os pontos críticos para investir no sucesso desse serviço, podemos apontar:

  • avaliar as demandas da sua empresa;
  • identificar as políticas de segurança e uso de dados existentes;
  • avaliar a experiência da empresa na sua área de atuação;
  • analisar o feedback de outros clientes.

A busca por um melhor uso dos recursos operacionais é uma constante em várias empresas. Hoje, negócios de todo o planeta buscam meios para diminuir o gasto com serviços e evitar desperdícios. Nesse cenário, terceirizar rotinas e a gestão de materiais é uma ótima escolha.

O outsourcing de impressão, por exemplo, permite ao negócio ter um uso mais controlado de materiais impressos. A companhia pode contratar essa solução junto a ferramentas de digitalização de rotinas, evitando que o papel seja utilizado em todas as atividades. Desse modo, a empresa pode se manter com um foco contínuo em sustentabilidade e na prestação de bons serviços.

Se você gostou de entender o que é capilaridade e quer saber mais sobre o outsourcing de impressão, entre em contato e fale com nossos especialistas!