Já tem algumas décadas que as novas tecnologias têm impactado os negócios. Mas, nos últimos dois anos, essa realidade aumentou ainda mais. Diversas empresas, não somente no Brasil, entenderam a necessidade de utilizar as tecnologias como um meio para processos mais ágeis e seguros.

Além disso, novos projetos saíram do papel e estão conquistando a atenção de grandes players do mercado, por sua inovação e possibilidade de acelerar o crescimento de empresas em tempo recorde. Para falar mais sobre o assunto, criamos este artigo. Não deixe de acompanhar e boa leitura!

Em busca de uma gestão inteligente

As empresas têm buscado cada vez mais por uma gestão com respostas rápidas, com menos erros, levando sempre em consideração segurança e a possibilidade de crescimento econômico de maneira sustentável.

Com isso, o uso de novas tecnologias tem sido uma forma de colocar uma gestão mais inteligente de pé. Isso porque a tecnologia possibilita que o trabalho operacional seja realizado pela tecnologia, enquanto o trabalho mais estratégico fica na mão dos colaboradores.

Isso permite uma rotina mais leve, com melhor engajamento dos times, além de diminuir o tempo em espera de demandas e otimizar as tarefas do dia. Tudo isso ajuda para o crescimento da empresa.

Vale lembrar a importância da análise de dados para o futuro do mercado, com necessidade de tecnologias capazes de captar e organizar dados, para que eles se tornem informações valiosas. Assim, já é possível imaginar como a transformação digital pode ajudar a acelerar o seu negócio.

Algumas tecnologias que podem te ajudar

Digitalização de documentos

A digitalização avançou nos últimos anos, especialmente com o Decreto Federal n° 10.278, que dispõe sobre a elaboração e o arquivamento de documentos em meios digitais, regulamentando normas para que os documentos digitalizados produzam os mesmos efeitos legais que os originais em papel.

As empresas, finalmente, têm entendido a importância da digitalização de documentos, sendo este um passo importante para a transformação digital, pois auxilia na consulta de informações, evita a necessidade de espaço físico para armazenamento de documentos e torna os processos mais seguros.

Admissão Digital

Outra solução que veio para deixar processos ainda mais ágeis e liberar equipes para focar em demandas mais estratégicas com foco na área de recursos humanos, foi a admissão digital.

Com ela, o colaborador participa de todo o processo de onboarding de maneira ativa, contando com validações, visualização de processos em kanban, check-lists personalizados e possibilidades de integrações. Para uma área tão operacional como o RH, ferramentas que ajudam na automatização são verdadeiros combustíveis para acelerar a sua empresa.

Lembrando, inclusive, que quanto mais o RH se torna estratégico, mais os colaboradores se sentem valorizados e reconhecidos.

Outsourcing de impressão

E pode parecer contraditório falar em novas tecnologias e abordar o tema de impressões. Mas a verdade é que elas ainda são parte integrante do dia a dia das empresas, especialmente quando falamos em documentos médicos e formatos como etiquetas para a indústria. Esse serviço possibilita que a sua empresa escale sem investir em equipamentos.

Além disso, o seu parceiro de outsourcing de impressão ficará responsável pela atualização tecnológica. Assim, a sua empresa destina esforços ao que realmente importa, liberando o time de TI para outras tarefas, enquanto especialistas em impressão focam nisso.

Por isso é tão importante analisar bem as opções tecnológicas existentes e entender o que mais  faz sentido para o momento e para as dores do seu negócio. Afinal, a tecnologia não tem o objetivo de fazer todo o trabalho, mas de ajudar a otimizar as demandas do dia a dia e propor alternativas mais inovadoras para você e sua equipe.

Se você acredita que a sua empresa pode crescer ainda mais através da transformação tecnológica, entre em contato com a gente! Somos especialistas no assunto, com mais de 30 anos de mercado, atendendo grandes marcas do mercado!


Leia também: Automação da gestão documental: entenda os benefícios