Receituario medico

Documentos com informações de alta importância precisam ser legíveis e fáceis de serem organizados para que não caiam em mãos erradas ou até mesmo causem transtornos à empresa. E em ambientes hospitalares, essa necessidade é ainda maior e mais delicada.

Muitos medicamentos e exames têm apenas uma letra ou sigla para se diferir. E quaisquer erros na leitura podem comprometer todo o tratamento dos pacientes. Seja para documentos administrativos, receituários ou até mesmo para formatos mais específicos, as impressoras precisam oferecer o máximo de qualidade no que está descrito em cada documento.

Entretanto, por não ser o core da instituição, essa necessidade, muitas vezes, passa para o segundo plano. E para evitar esses problemas, bem como seus custos recorrentes, o outsourcing de impressão é a melhor solução.

Entenda melhor nos tópicos a seguir.

A importância da qualidade na impressão de receituários médicos

É possível elencar de muitas maneiras toda a importância que as impressões de receituários com qualidade têm, bem como o impacto que podem ter dentro do hospital.

1. Comunicação visual

A identidade visual é um dos principais recursos de comunicação da empresa. Nos hospitais, as identidades visuais são cuidadosamente desenvolvidas para oferecer credibilidade, acolhimento, tecnologia, confiança, entre outros.

Se as impressões não oferecem qualidade suficiente para os documentos timbrados e personalizados, o cartão de visitas da empresa está comprometido. O cuidado, aliás, é o primeiro benefício prometido por instituições de saúde. Não descuide dele nas impressões.

2. Segurança aos pacientes

Uma letra mal impressa pode ser suficiente para resultar em inúmeros problemas para os pacientes e, por consequência, ao hospital. Isso porque alguns nomes, como por exemplo, alfentanila e fentanila, cefazolina e cefalotina, têm tal semelhança, que podem ser confundidos. O mesmo pode ser dito aos exames e resultados.

É preciso redobrar os cuidados com o que está impresso no papel para evitar grandes consequências à saúde do paciente e até mesmo para o hospital.

3. Segurança para a instituição

A confidencialidade é um ponto importantíssimo para os hospitais. As informações sobre pacientes devem ser mantidas em sigilo absoluto, caso contrário podem resultar em processos e perda de credibilidade.

Além desses pontos, há uma nova questão que impulsiona a importância do sigilo nos dados: a LGPD. A Lei Geral de Proteção aos Dados chegou com punições rigorosas e devem ser atentamente seguidas.

Instituições que vazarem ou comercializarem dados pessoais de clientes ou colaboradores podem ser condenadas a pagar multa de até 2% do faturamento com limite de R$ 50 milhões.

Impressoras com tecnologia atualizada permitem maior restrição de acesso a essas informações, criando barreiras e maior controle para o acesso.

5 vantagens de contratar um parceiro de outsourcing de impressão para receituários médicos

Uma das principais soluções para reduzir custos com desperdícios, manutenções, compras de equipamentos e gerenciamento de dados dos documentos, é o outsourcing de impressão.

Afinal, além de toda a facilidade na implantação e gestão do parque de impressões, há ainda resultados econômicos incrivelmente relevantes ao negócio. A seguir, explicaremos as principais vantagens.

1. Otimização de investimentos

A atenção com os serviços de impressões não está no coração do negócio, mas nem por isso pode ser relegado. Os custos podem ser altíssimos com desperdícios de materiais, desvalorização de equipamentos e manutenções recorrentes.

Após alguns anos, as impressoras ficam defasadas tecnologicamente e boa parte do investimento que foi feito é descartado. As manutenções também são constantes e, se não realizadas por técnicos especializados, podem trazer grandes problemas para a rotina de impressão do hospital.

Já com o outsourcing de impressão, o hospital terá equipamentos de ponta, manutenções e reposição de suprimentos sem que precise pagar por isso.

2. Eliminação de custos

Todas as vantagens alcançadas com a otimização dos investimentos, reproduz dois resultados principais:

  • A eliminação de custos diretos e indiretos, o que resulta em economia de 80% na comparação ao processo tradicional;
  • Otimização de tempo dos profissionais, que poderão ser envolvidos em estratégias mais relevantes ao hospital.

Essa combinação de benefícios traz retorno já a curto prazo para a instituição.

3. Eliminação dos gargalos de revelação e tempo de manuseio médico

Quanto mais rápido o documento ou imagem for revelado, mais rápido o resultado chega ao paciente. Isso fará muita diferença no tratamento, logo será um diferencial importantíssimo.

Com o gerenciamento proporcionado pelo parceiro de outsourcing, há identificação de possíveis gargalos de impressão, bem como a redução de tempo de manuseio médico, o que resultará no ganho de tempo para todos.

4. Alta resolução e qualidade fotográfica

Como falamos algumas vezes ao longo do texto, a qualidade na impressão de documentos médicos é indispensável. Com as impressoras de alta qualidade oferecidas pelo outsourcing, a qualidade das informações e imagens estão garantidas. E isso resulta em diminuição sensível de erros nas leituras das informações.

5. Flexibilidade para o tipo de documento impresso

Ao falar de impressões em um ambiente hospitalar é preciso ir além de papéis sulfite. Ressonâncias, ultrassons e chapas de Raios-X, por exemplo, apresentam necessidades especiais para revelação.

Ou seja, é preciso contar com uma gestão eficiente que atenda essa demanda recorrente. E com um outsourcing, essa necessidade é totalmente suprida a partir de equipamentos, manutenções e reposições de insumos que garantem alta qualidade nas impressões de diferentes texturas, formatos e aplicações.

Imprima seus documentos hospitalares com a Tecnoset

Com todos os benefícios e necessidades de contratar um outsourcing de impressão de documentos hospitalares, é importante conhecer e escolher bons parceiros.

A Tecnoset atua há 30 anos oferecendo soluções para as mais diferentes necessidades do setor de saúde. Foi dessa maneira que se consolidou como uma das principais empresas de outsourcing do país, oferecendo equipamentos de alta tecnologia.

Otimize os custos com impressão em seu hospital. Fale agora mesmo com nossos consultores e saiba como implementar um parque de impressão eficiente em sua instituição. A economia será percebida já em curto prazo!