Qual o papel do gestor de TI na transformação digital? O profissional responsável por liderar as rotinas da área sempre teve um papel de destaque. No cenário em que os negócios estão se digitalizando, isso não é diferente.

A transformação digital mudou completamente a nossa relação com a tecnologia. Graças a ela, empresas estão mais conectadas. Ao mesmo tempo, as rotinas ganharam flexibilidade e maior capacidade de atender as diferentes demandas.

Para te ajudar a entender melhor o papel do líder de TI na transformação digital, preparamos o post a seguir. Veja como esse profissional te ajuda a obter melhores resultados ao investir em novas tendências!

O que é a transformação digital?

A transformação digital é uma tendência moderna do mercado de TI. Ela está relacionada as empresas investirem em soluções de modo abrangente, ou seja, com a integração da tecnologia em todos os fluxos de trabalho.

Em outras palavras, investir na transformação digital é levar a tecnologia para todos os ambientes do negócio. A empresa terá, com isso, um fluxo de trabalho mais integrado, flexível e colaborativo. Além disso, os índices de inovação e competitividade crescerão rapidamente.

Qual o papel do líder de TI na transformação digital?

A transformação digital somente é possível em empresas com um bom foco em resultados. Ou seja, a companhia precisa ter uma orientação clara sobre quais caminhos devem ser tomados para garantir que as metas sejam alcançadas. Por isso, o papel do gestor de TI deve ser visto como uma função de destaque.

Afinal de contas, esse profissional guiará a equipe de TI durante todo o processo de definição de metas, indicadores de avaliação de impacto e políticas de prevenção de erros. Ao mesmo tempo, trabalhará para combinar os saberes de todos em busca do melhor resultado possível. Dessa forma, a companhia poderá colocar, de fato, a tecnologia da informação no centro das suas rotinas diárias sem que isso comprometa a viabilidade de suas operações.

Que tipo de competências o líder de TI deve desenvolver nesse ambiente?

Como vimos, o gestor tem um papel-chave no caminho que leva uma empresa à sua transformação digital. Mas isso só ocorre se ele tiver as habilidades necessárias para estruturar um bom investimento. Veja a seguir quais são elas e como cada um contribui para o papel do gestor de TI na transformação digital!

Saber se comunicar com outras pessoas

A comunicação é uma das partes básicas do trabalho de qualquer gestor. Quando ele sabe como alinhar demandas e combinar as expectativas de todos, os riscos são muito menores. Afinal, a empresa trabalhará em busca dos mesmos ideais.

O gestor precisa saber como trocar informações e como se comunicar com qualquer pessoa. Entender as suas dores, avaliar o que pode ser feito para melhorar o fluxo de trabalho e alinhar expectativas é muito importante durante cada investimento. Afinal, isso contribuirá para que novas tendências sejam integradas rapidamente ao dia a dia da empresa sem comprometer o engajamento das equipes nas mudanças.

Conhecer as demandas da equipe

Um bom investimento é aquele que é capaz de atender às demandas da empresa. No caso da transformação digital, levar isso em consideração é muito importante. Se a equipe não considera as dores de cada usuário, a solução dificilmente terá um bom custo-benefício.

Por isso, trabalhe sempre para entender as demandas de cada equipe. Esse é um papel do gestor na transformação digital de grande importância: saber avaliar metas e problemas existentes, afinal de contas, será o passo básico para sempre identificar quais os melhores investimentos para o negócio.

Identificar as tendências que possam auxiliar o negócio

O mercado de TI conta com um grande número de tendências. Diariamente, novos resultados são entregues para negócios que pretendem investir em soluções modernas. Elas podem combinar inteligência artificial, o uso de dados e outros fatores para criar uma experiência única para os seus usuários.

Um dos vários papéis que o gestor de TI tem na transformação digital é o de avaliar essas tendências. Ele precisa se manter continuamente em dia com o que há de mais novo no mercado. Também é importante reconhecer problemas que possam ser solucionados por elas.

Fazendo esse trabalho de modo contínuo, será mais fácil encontrar ferramentas de alto impacto. Além disso, soluções que não são capazes de auxiliar a empresa a atingir as suas metas são evitadas. Desse modo, o impacto de cada solução adotada pela empresa será muito maior.

Ter uma visão estratégica sobre o papel da tecnologia no ambiente corporativo

Toda a empresa utiliza a tecnologia de um modo diferente. Há negócios que trabalham para aumentar a flexibilidade. Já outros, pretendem utilizar a tecnologia para maximizar os índices de performance e inovação.

Conhecer tais fatores é um dos primeiros passos para melhorar o papel da TI no dia a dia da empresa. Se o gestor conhece como ela é apresentada, e o que ela pode fazer por cada pessoa, definir um novo investimento será muito mais fácil. Afinal, a sua visão sobre o que deve ser feito para a empresa atingir as suas metas será mais precisa e robusta.

O gestor de TI é um dos profissionais mais importantes da área. É a pessoa que trabalha alinhando metas e solucionando erros. Ao mesmo tempo, previne riscos e molda o planejamento para que ele seja capaz de sempre focar nos melhores resultados.

Não é a toa que o papel do gestor de TI na transformação digital deve ser visto com destaque. Esse é o profissional que avalia quais soluções podem gerar o melhor impacto ao negócio. Também, é ele quem alinha expectativas e define o planejamento do investimento.

Portanto, a empresa deve garantir não só que todos saibam qual é o papel do líder de TI na transformação digital, mas também como ele pode impactar os resultados. Desse modo, todos ficarão mais engajados em suas escolhas e contribuirão para que a integração das novas ferramentas seja sempre a melhor possível.

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