O mundo deu um salto em novas tecnologias nos últimos dois anos. E a área da saúde foi uma das que mais se destacou, afinal, não foi fácil lidar com tantos desafios. Empresas se reinventaram, buscando novas soluções ou modernizando as opções já existentes, tudo para garantir um atendimento mais ágil e seguro para os pacientes.

Mas isso também foi visível na esfera pública! Com tanta reviravolta e progresso, o que será que podemos esperar de 2022? Criamos este artigo para mostrar as principais tendências deste ano para as instituições de saúde públicas, te ajudando a planejar melhores estratégias para o ano que se inicia na sua gestão. Vamos lá?

Uma revolução na saúde

Antes de apresentarmos as principais tendências de 2022, é importante analisarmos como o desenvolvimento tecnológico tem avançado até aqui.

Com a pandemia, a gestão pública avançou para atender as necessidades que o período demandava. Novas tecnologias foram criadas, enquanto outras foram consideravelmente melhoradas, após apresentarem erros, falhas ou oportunidades quaisquer de melhorias.

De acordo com o relatório Future of Healthcare Report, mais de 50% dos consumidores estão interessados em soluções virtuais, a exemplo da telemedicina. Reforçando a necessidade de hospitais, clínicas, laboratórios e unidades de saúde continuarem investindo em tecnologias para atender os pacientes e também para entregar uma gestão mais organizada e menos burocrática para o setor.

Tendências de 2022 para o setor de saúde

Abaixo você confere algumas tendências relevantes para o ano que se inicia. Embora algumas já sejam utilizadas, é importante manter o foco para aprofundar a sua utilização e entender de uma forma mais ampla como elas podem, efetivamente, ajudar a sua gestão pública.

Telemedicina

O número de atendimentos remotos cresceu consideravelmente em 2021, como já era de se esperar, a telemedicina continuará em crescente neste ano. Mas aqui, além de se preocupar em aprimorar a conectividade, os hospitais e unidades de saúde precisam buscar sempre por parceiros capazes de oferecer um sistema seguro, protegendo a privacidade e os dados dos pacientes.

Inteligência Artificial

Cada vez mais no centro das atenções, a IA tem crescido muito dentro das instituições de saúde. Ela ajuda a entregar resultados mais precisos sobre os pacientes e apoia outras áreas, como a administração, parte que precisa funcionar muito bem quando o assunto é gestão pública.

Um grande exemplo da sua aplicação são em sistema de ​​prontuários digitais, que conseguem prever anomalias em resultados e retornar para o médico ou paciente os dados com urgência.

Estratégia Omnichannel

Se engana quem acredita que o omnichannel está presente somente no varejo. A área de saúde necessita também criar um diálogo entre o mundo físico e o digital. Atuar em múltiplos canais entrega uma experiência completa para pacientes, mas também fortalece o trabalho dos profissionais de saúde, que conseguem dispor de mais informações.

Uma dica aqui é apostar em uma infraestrutura de rede aliada a um portal inteligente capaz de aplicar pesquisas, coletar informações relevantes e gerar dados através de relatórios completos, a exemplo do que chamamos de Wi-Fi Inteligente. Isso tudo deixa o cidadão mais seguro sobre os serviços oferecidos pela cidade ou estado.

Outsourcing de Impressão

Parece estranho falar de impressões na Era Digital. Mas as impressões continuam sendo essenciais, especialmente quando falamos de hospitais públicos. Isso porque esses estabelecimentos precisam contar com impressões de alta qualidade para documentos de imagem, etiquetas hospitalares para a identificação de medicamentos, por exemplo, e impressão em pulseiras hospitalares.

Além da grande responsabilidade para uma impressão tecnicamente correta, é preciso ter uma política de impressão bem elaborada e um sistema seguro, garantindo que os dados dos pacientes fiquem protegidos. Para isso, o ideal é contar com uma empresa parceira que ofereça toda a segurança necessária.

Assim, a sua instituição de saúde pode ficar preocupada apenas com o que importa, deixando na mão de especialistas as impressões necessárias.

Essas são apenas algumas tendências de 2022 para o setor de saúde no setor público. Selecionamos a que entendemos como as mais necessárias para que a sua gestão pública garanta um atendimento de excelência, participando da transformação digital. Afinal, você precisa estar lado a lado com o cidadão, e mostrar esse compromisso é fundamental!

Quer conhecer mais soluções para a saúde? Conheça o nosso portfólio! Com 30 anos de mercado, atendemos grandes players do mercado e somos experts em tecnologia.

Leia também: Webinar discute como acelerar diagnósticos nas instituições de saúde