O setor de saúde tem regulamentações específicas que garantem a segurança dos pacientes e profissionais. Ao colocar em prática as normas fixadas por órgãos públicos responsáveis, portanto, o local estabelece padrões de atendimento que são mais eficientes.
Nesse mesmo sentido, ao escolher um parceiro de outsourcing de impressão é essencial que sua instituição entenda se a empresa prestadora cumpre todos os requisitos legais e busca constantemente se adaptar a eles.
Neste artigo, abordaremos sobre a importância de fechar parceria com um fornecedor que conheça as regulamentações do setor de saúde. Continue a leitura!
Como funcionam as regulações no setor de saúde?
Na área da saúde é importante que os procedimentos e insumos sejam supervisionados frequentemente, visto que os hospitais, clínicas e laboratórios são responsáveis pelo tratamento dos pacientes e exercem uma função relevante no dia a dia das pessoas.
Diante disso, a Anvisa e o Ministério da Saúde preveem, por exemplo, que medicamentos e serviços médicos sejam seguros e forneçam todo o suporte que o paciente precisa. Caso contrário, os efeitos negativos do tratamento podem desencadear outros problemas de saúde, sendo alguns danos irreversíveis.
Qual o impacto das regulações relacionadas aos insumos gráficos?
Os insumos gráficos utilizados em hospitais também devem seguir alguns protocolos. Essas normas, por sua vez, tornam os procedimentos mais eficientes, pois elas visam um melhor atendimento, levando em conta métodos que simplificam a rotina dos profissionais.
Em outras palavras, as regulações de insumos gráficos ajudam a evitar falhas humanas em hospitais que prejudicam o paciente ou, até mesmo, o profissional.
Por exemplo, as etiquetas de identificação contribuem para o fluxo correto de todos os procedimentos clínicos e reduzem os riscos de equívocos, como a troca de medicamentos ou tratamentos durante um atendimento.
Assim, através da impressão correta, os médicos, enfermeiros e outros colaboradores que circulam pelo hospital conseguem ter um direcionamento mais claro sobre as necessidades do paciente, mesmo que durante o atendimento ocorra a troca de plantonistas, por exemplo.
Hospitais que buscam colocar em prática os protocolos estabelecidos também têm processos mais otimizados e transmitem mais credibilidade ao público, já que seguem parâmetros importantes relacionados à segurança e qualidade no atendimento.
Por fim, vale lembrar que dessa forma os estabelecimentos evitam problemas relacionados à fiscalização, como multas ou ações judiciais que remetem à processos que não estão conformidade legal.
Qual a importância de seguir todas essas normas previstas no setor de saúde?
Identificação e atendimento dos pacientes
A pulseira de identificação é um item que acompanha os pacientes em todo o processo de atendimento. É por meio dela que os profissionais conseguem realizar uma assistência personalizada e com qualidade.
O recurso já é implementado amplamente nos hospitais e é indispensável na triagem dos pacientes. Mas, ao utilizar as pulseiras de identificação também é importante ficar atento aos protocolos exigidos no uso dela. Afinal, é necessário que o estabelecimento tenha conhecimento da gravidade de cada caso, seguindo um padrão de espera.
Para tanto, as cores determinam a gravidade do estado de saúde do paciente, mediante um parâmetro estabelecido pelo protocolo de Manchester:
- Vermelho (Emergência);
- Laranja (Muito urgente);
- Amarelo (Urgente);
- Verde (Pouco urgente);
- Azul (Não urgente).
Por meio desse padrão, fica mais fácil organizar o atendimento de acordo com as necessidades clínicas de cada paciente. Por isso, ao procurar por um fornecedor de impressão valide que a empresa prestadora de serviço atenda aos requisitos legais para as pulseiras de identificação.
Identificação e manipulação de medicamentos e materiais médicos
Ter um bom controle dos materiais médicos também é fundamental para que os processos hospitalares sejam executados com segurança e eficiência. Afinal, os gestores precisam estar alinhados aos protocolos do setor de saúde, adotando o uso de etiquetas de identificação para otimizar o trabalho dos profissionais.
Na prática, a identificação auxilia no monitoramento de um processo e, assim fornece aos colaboradores uma visão adequada sobre a localização dos itens e utensílios médicos. Por exemplo, a partir da tecnologia é possível monitorar o ciclo de bolsas de sangue por meio de leitores de radiofrequência.
Por que escolher a Tecnoset?
Como visto, os protocolos fixados pela Anvisa e Ministério da Saúde determinam a qualidade do atendimento hospitalar. Eles têm grande importância e eficiência dos atendimentos, pois oferecem mais segurança. Insumos gráficos, nesse sentido, também devem atender essas exigências, a fim de melhorar o atendimento ao público.
Ciente disso, a Tecnoset é especializada na área de saúde e busca continuamente se adequar às normas exigidas pela Anvisa e Ministério da Saúde. Sabemos que a tecnologia tem um papel importante na implementação dos processos, por isso contamos com ferramentas que sejam eficientes e personalizadas para o estabelecimento.
Nossos serviços visam garantir a segurança dos pacientes por meio da identificação adequada de materiais médicos, medicamentos e pacientes. Assim, os insumos gráficos ganham um espaço significativo na gestão de informações dentro do ambiente hospitalar e otimizam a rotina dos profissionais.
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