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Saiba a importância do servidor no outsourcing de impressão

Ao contratar o serviço de outsourcing de impressão as empresas focam na redução de custos e em ter maior controle sobre o que é impresso.

Contudo, requisitos como desempenho, confiabilidade e disponibilidade também são esperados pelos gestores. Para tanto, é necessário que alguns cuidados sejam tomados no desenho técnico da solução.

Dentre eles, gostaríamos de tratar com um pouco mais de propriedade o servidor de impressão. Item obrigatório em um projeto de outsourcing de impressão.

Por que ter um servidor de impressão dedicado?

Um servidor dedicado para qualquer aplicação é essencial quando se busca performance, aliada a segurança e disponibilidade de serviço. Desta forma, em um ambiente de impressão é recomendável o uso de um servidor dedicado para evitar lentidão ou falhas, devido aos serviços concorrentes no mesmo servidor.

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Quantos servidores ter no ambiente de impressão?

O ideal é possuir um servidor de impressão por localidade para que o serviço não seja interrompido por um problema de link.

Com esta arquitetura, consegue-se também, distribuir melhor os jobs de impressão, dando maior performance ao sistema.

Veja o vídeo “Como reduzir ainda mais os custos com impressão”

Cuidados ao definir e configurar o equipamento

Ao selecionar os recursos para suprimir o seu servidor de impressão não deixe de considerar na configuração os itens abaixo:

  • Memória;
  • Processador;
  • Espaço em disco;

Cada ambiente tem sua própria necessidade e particularidade, então os itens acima devem ser levados em conta junto com a quantidade de impressoras e o volume de impressão realizado diariamente.

Ao configurar um servidor de impressão, os cuidados em ativar todas as funções específicas para o serviço de impressão são essenciais. Assim, pode-se garantir o correto uso e performance do seu servidor.

Leia o whitepaper “Novidades e tendências na impressão corporativa”

Quais as melhores práticas?

Algumas boas práticas podem ajudar muito na hora de configurar ou até mesmo na manutenção. Confira:

  • Use sempre o driver atualizado e original do fabricante;
  • Garanta que as aplicações e licenças necessárias estejam disponíveis ao iniciar a implementação;
  • Realize testes antes de colocar o servidor em produção;
  • Instale as filas para alguns usuários e peça feedback para identificar se existe algum problema;
  • Nomeie as filas de modo que possa identificar a localização da impressora.

Matriz de responsabilidade

Quando o servidor é fornecido pela TECNOSET uma equipe interna especializada é responsável pela manutenção e gerenciamento do servidor de impressão.

Quando o servidor é fornecido pelo cliente, a TECNOSET auxilia na instalação e manutenção, porém o gerenciamento é do cliente.

Leia também “O diferencial do Customer Care na impressão”

A TECNOSET busca entregar nos projetos de outsourcing de impressão, resultados ainda melhores, agregando ferramentas que visam a não impressão e garantem uma significativa redução de custos.