TECNOSET - Secretaria Academica Digital SECRETARIA ACADÊMICA DIGITAL A Tecnoset possui uma solução completa em secretaria acadêmica digital sob medida para sua instituição de ensino.

Coloque em prática a cultura do paperless em sua instituição de ensino, utilizando as melhores soluções tecnológicas e contando com o apoio de uma equipe especializada em processos e na legislação vigente. 

A política do “escritório sem papel” já era apontada como tendência cerca de 30 anos atrás. Essas tecnologias têm revolucionado o mundo corporativo de tal forma, que passaram a influenciar até mesmo na legislação vigente, de 2012, com a Lei da Digitalização, que instituiu que os documentos digitalizados ganhassem valor jurídico.

Entretanto, para colocar em prática a cultura do paperless, é preciso que se usem as tecnologias corretas, só assim sua instituição de ensino estará usufruindo de todos os benefícios com a segurança necessária e sem riscos de autuações.

 

ABRIL DE 2020 É O PRAZO FINAL ESTABELECIDO PELO DECRETO PARA ADEQUAÇÃO ÀS NOVAS NORMAS

O não cumprimento do prazo ou a digitalização realizada sem a devida autenticidade e integridade poderá recair diretamente sobre os representantes legais da instituição conforme prevê a portaria 22, parágrafo 4° do artigo 36: “O representante legal da mantenedora responderá, nos termos da legislação civil e penal, pela guarda e manutenção do acervo acadêmico das instituições mantidas, inclusive nos casos de negligência ou de utilização fraudulenta”.

 

COMO ADEQUAR SUA INSTITUIÇÃO À NOVA LEI DO MEC

Nesse ponto o decreto é muito específico ao mencionar que a instituição deve utilizar um método que garanta integridade e autenticidade das informações contidas nos documentos originais.

A Tecnoset apresenta uma solução tecnológica desenvolvida para atender integralmente às exigências da portaria do MEC 1224/13 e também do decreto 9235.

NOVA LEGISLAÇÃO DO MEC – DIGITALIZAÇÃO DO ACERVO ACADÊMICO – DECRETO FEDERAL n° 9.235

O Decreto Federal n° 9.235, de 15 de dezembro de 2017, traz, entre outras regulamentações, a obrigatoriedade da manutenção do acervo acadêmico, integralmente em formato digital. Basicamente a determinação é que as instituições de ensino digitalizem o seu banco de informações, inclusive em caso de encerramento da oferta de cursos.

O PORQUÊ DO DECRETO 9.235

A principal razão dessa exigência é a preservação das informações com maior segurança. Elimina-se o risco de perdas físicas e agiliza os processos de consulta, trazendo maior produtividade e tranquilidade aos responsáveis pela preservação desses importantes documentos.

Benefícios da solução

  • Integra a captura inteligente dos documentos, utilizando equipamentos da própria instituição.

  • Elimina substancialmente a quantidade de papéis, o que gera uma grande economia. Realiza a gestão eletrônica e física de todo o acervo documental.

  • Gera indicadores de desempenho.

  • Assinatura eletrônica dos documentos digitais e documentos registrados, garantindo a autenticidade e integridade das informações.

  • Executa diferentes processos de tramitação desses arquivos.

  • Otimiza processos rotineiros da secretaria acadêmica depois de implantado, uma vez que as digitalizações poderão ser realizadas diretamente na nossa solução.

  • Executa o arquivamento automático de conteúdo.

  • Automatiza o processo de análise documental, tornando-o mais confiável e muito mais rápido.

  • Consultoria especializada de Gestão da Informação, aderente ao plano de classificação do MEC.

  • Emissão de Diplomas Digitais.

ESTAMOS EM CONFORMIDADE COM…

• Portaria MEC 1224/2013
• Portaria NA/MJ 92/2011
• Decreto Federal 9235/17
• Portaria MEC 315/18
• Portaria MEC 330/2018
• Portaria MEC 1095/2018 beta
• Portaria 554/19
• MP 2200/01

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