Empresas com postura focada no meio ambiente são uma tendência. Diante disso, a sustentabilidade hospitalar deve ser incentivada, também, por quem trabalha na área. Afinal, essa prática pode trazer benefícios como redução de custos, melhor uso de insumos e reforço da imagem da instituição.

Mas por onde começar? Para ajudar você a responder essa pergunta, preparamos este post. Veja 6 dicas para aumentar a sustentabilidade hospitalar!

1. Arquitetura sustentável

A arquitetura sustentável é feita pensando em todos os impactos que uma construção tem no meio ambiente.

Os materiais e práticas de construção são moldados para utilizar o mínimo possível de recursos naturais. Desse modo, todo o local torna-se mais ecológico e capaz de evitar alto consumo de materiais como água, concreto e luz, até mesmo após a sua construção.

2. Descarte adequado de resíduos

O descarte adequado de resíduos auxilia o hospital a integrar-se à rede local de recicladores e, assim, evitar que materiais que possam ser reaproveitados parem no lixo comum.

Ele pode ser incentivado com duas práticas simples: a distribuição de lixeiras por todas as áreas do hospital, para separação de itens, e o treinamento das equipes.

3. Investimento em materiais recicláveis

Outro modo inteligente de incentivar a sustentabilidade hospitalar é investindo em materiais recicláveis.

Do papel à vassoura utilizada pela equipe de limpeza, vários itens podem ter esse tipo de origem. Dar preferência a eles é movimentar a economia eco-sustentável e melhorar o posicionamento da sua instituição.

4. Utilização de produtos de limpeza biodegradáveis

Os produtos de limpeza podem ter um grande impacto no meio ambiente. Adotar aqueles que são biodegradáveis reduzir esse problema de uma maneira eficaz. Afinal, todos os itens, ao serem descartados, demorarão menos tempo para se degradarem.

5. Preocupação com o uso de papel impresso

A digitalização pode ter um grande impacto no uso de materiais impressos. Isso, naturalmente, melhora a maneira como o hospital se mantém sustentável.

Por isso, sempre invista em soluções que possam minimizar o uso de papel e maximizar a quantidade de dados trocados em meios digitais pelos profissionais.

6. Outsourcing de impressão

O outsourcing de impressão é uma ótima forma de cortar o uso de papel. Essa prática direciona para uma empresa parceira a gestão de todos os materiais impressos. Além disso, incentiva a digitalização de documentos, o que evita a impressão de relatórios, prontuários e outros documentos.

Estimular a sustentabilidade hospitalar deve ser visto sempre como algo estratégico. Empresas que mantêm essa postura reforçam a sua marca e se destacam na área. Além disso, evitam custos desnecessários e colocam-se à frente da concorrência.

Por isso não deixe de adotar estratégias que possam aumentar a sustentabilidade hospitalar. Com todos trabalhando lado a lado por uma empresa mais robusta e econômica, será muito mais fácil melhorar o uso de materiais descartáveis. Ou seja, toda a cadeia de trabalho terá uma visão mais inteligente sobre como aproveitar os materiais disponíveis do modo mais inteligente possível.

Quer saber mais sobre o outsourcing de impressão? Então, entre em contato e fale com um de nossos especialistas!