Tecnologia na Educação

A transformação digital está provocando grandes mudanças no mundo corporativo, obrigando as empresas a investirem mais em tecnologia para reduzirem custos e serem mais competitivas. Esse fenômeno da transformação digital também abrange o uso da tecnologia na educação, já que as instituições de ensino necessitam apresentar conteúdos de forma mais atraente e próxima da realidade dos alunos, por exemplo.

O modelo de ensino tradicional está cada vez menos atraente para os estudantes, o que motiva escolas e universidades a buscarem novas alternativas que envolvam o seu público-alvo. Do contrário, as chances de perderem espaço para a concorrência serão cada vez maiores. 

Neste artigo, destacaremos como a transformação digital está provocando mudanças na área educacional. Confira!

Como a Transformação Digital atua na educação 

O uso de tecnologias na educação está sendo intensificado nos últimos anos. São diversos fatores que têm levado as instituições de ensino a apostar no avanço tecnológico para conquistar um maior número de alunos e a aperfeiçoar a qualidade dos serviços prestados. 

Essa tendência não envolve apenas a graduação, mas também os ensinos fundamental e médio, em que os estudantes passam a ter contato com diversas ferramentas voltadas para melhorar o aprendizado, como aplicativos e aulas em vídeo.

Para você compreender melhor o impacto da transformação digital nas instituições de ensino, destacaremos como o avanço tecnológico está modificando o cenário no segmento da educação. Acompanhe!

EAD

Essa sigla se refere à Educação a Distância, modalidade de ensino que está crescendo bastante no Brasil nos últimos anos. Um dos motivos para essa expansão está diretamente relacionada com a melhoria da qualidade dos serviços de internet em diversas regiões do País.

Esse fator contribui para a EAD ser oferecida a estudantes que desejam obter o diploma de nível superior ou fazer uma pós-graduação. Por meio dessa modalidade de ensino, um comerciante, do Amazonas, pode cursar Administração em uma faculdade, situada em São Paulo, por exemplo.

Isso é possível porque a EAD tem como uma das principais características a flexibilidade. Ou seja, o estudante pode assistir às aulas quando julgar mais adequado. É uma vantagem bastante importante, principalmente, para as pessoas que têm longas jornadas de trabalho durante a semana.

Outro aspecto que favorece a expansão das tecnologias na educação é o fato de o aluno poder  assistir às aulas no formato EAD, em qualquer lugar com acesso à internet. Assim, o estudante pode assimilar novos conteúdos no transporte coletivo para o trabalho ou até no intervalo do almoço. 

Essa facilidade fortalece bastante o interesse dos alunos por esse tipo de ensino. Afinal, as pessoas estão com uma rotina cada vez mais atribulada. Oferecer mais oportunidades de aprendizado é um dos grandes impactos das tecnologias na educação. 

Uma instituição de ensino superior precisa estar atenta aos benefícios da EAD. Essa postura é muito relevante para oferecer, dependendo do cenário, um ensino híbrido, com aulas presenciais e on-line.

Em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19), as faculdades e universidades precisam repensar como as tecnologias na educação geram mais comodidade e ofertas de um conteúdo de alto nível. 

Digitalização Documental

A transformação digital não apenas disponibiliza novas formas de interação com os estudantes, mas também oferece alternativas para a redução de custos. Uma prova disso é o uso de ferramentas para digitalizar documentos, o que é essencial para diminuir os gastos com papel e impressão.

Em abril de 2018, o Ministério da Educação (MEC) publicou a Portaria 315, que apresenta normas sobre como digitalizar e gerenciar os documentos usados pelas instituições de ensino superior relativos às atividades-fim.

A norma estabelece que todas as instituições de ensino superior precisam migrar o acervo acadêmico para o meio digital. O objetivo é que as informações dos alunos sejam preservadas por meio de um armazenamento confiável e por procedimentos que garantam o acesso restrito a esses dados.

A Portaria também obriga a criação de uma política de segurança da informação nas universidade e faculdades que proporcione uma maior integridade dos dados documentais. A intenção é que as informações dos alunos sejam preservadas de acordo com as melhores práticas do segmento de Tecnologia da Informação.   

Secretaria Acadêmica Digital

Consiste em uma solução que proporciona às instituições de nível superior seguir as recomendações do MEC relativas à gestão de documentos. Essa ferramenta propicia que seja feita a migração do acervo do papel para o meio digital.

Dessa maneira, é possível economizar recursos financeiros com a aquisição de papéis e de materiais relativos à impressão e ao armazenamento de documentos. A partir do momento em que uma instituição de ensino superior digitaliza os documentos, mais condições têm de oferecer um atendimento rápido e qualificado ao público-alvo. 

A ferramenta também contribui para respeitar o Decreto Federal 9.235, de 15 de dezembro de 2017, que destaca a necessidade de o acervo acadêmico ser totalmente digitalizado. Esse procedimento deve ser realizado mesmo que haja o encerramento da oferta de cursos. 

Ao optar por essa solução, as instituições de nível superior apresentam um maior nível de segurança das informações. Além disso, acabam com o risco de perdas físicas de documentos e agilizam o processo de consulta, o que reduz bastante o tempo de respostas às demandas do público-alvo. 

Como a Tecnoset auxilia na implementação do uso da tecnologia na educação

Para contribuir com a melhoria do ensino público e do privado, auxiliando essas instituições a entrarem de vez na transformação digital, a Tecnoset aposta na ferramenta Google for Education, que possibilita um aprendizado mais consistente por meio de diversas ferramentas (vídeos, e-mails, desenhos, planilhas, drives de armazenamento na nuvem, formulários, entre outras).

Vale reforçar que o Google for Education apresenta recursos que ajudam a modernizar a gestão da instituição de ensino, como compartilhamento de conteúdo e opções de privacidade. 

A empresa também disponibiliza o Wi-fi inteligente, uma solução que favorece o uso da internet de alta velocidade nas instituições de ensino. Isso é fundamental para os estudantes terem mais facilidade de obter mais conhecimento e desenvolverem novas habilidades.

O uso de tecnologias na educação é um aspecto estratégico que deve ser tratado por faculdades e universidade com bastante foco. Uma das razões é que a utilização de softwares e de recursos de infraestrutura de TI tem uma grande influência na qualidade do ensino.

Assim, se você ficou interessado e deseja mais informações sobre nossas ferramentas, incluindo como elas podem ajudar a sua instituição de ensino a entrar de vez na Transformação Digital, entre em contato conosco agora mesmo. Estamos à disposição para tirar todas as suas dúvidas.