A automação de TI pode ser definida como a utilização de softwares voltados à criação de processos e instruções reproduzíveis, sendo capazes de reduzir ou substituir as interações humanas com os sistemas de Tecnologia da Informação.
A solução opera dentro do escopo dessas instruções, estruturas e ferramentas, a fim de executar tarefas limitando consideravelmente as intervenções humanas. Com efeito, a automação é crucial para atingir a otimização do setor de TI e assegurar os benefícios da transformação digital na empresa.
Os ambientes de TI mais dinâmicos e modernos devem ter a possibilidade de escalar em velocidades jamais vistas, de modo que a automação de TI é imprescindível para proporcionar isso.
Sendo assim, apresentamos, ao longo deste artigo, 4 excelentes maneiras de promover a automação de TI em sua organização. Boa leitura!
1. Servidores na nuvem
Essa solução é uma das principais responsáveis pela simplificação das atividades dos líderes empresariais e gestores de TI. A partir do apoio proporcionado pela cloud computing, fica mais fácil obter agilidade, garantindo uma implantação consistente e rápida de novos servidores.
Há, no mercado, fornecedores que dão todo o suporte necessário aos sistemas operacionais de maior relevância, bem como oferecem recursos e serviços de automação que permitem uma considerável redução de custos relativos à locação de infraestrutura e espaço, além de muitas outras vantagens.
O uso dos servidores na nuvem aumenta, também, a eficiência operacional, à medida que disponibiliza dados em tempo real para diversos dispositivos que, por sua vez, só precisam estar conectados à internet.
2. Help Desk
Vale mencionar que essa ferramenta atua com base nos princípios do ERP (sigla inglesa para “Planejamento de Recursos Empresariais”, em tradução livre). Trata-se, dito de outra forma, de um software que viabiliza o armazenamento de todos os dados do negócio e a automação, assegurando, desse modo, o sucesso da solução de automação de TI nos mais variados níveis.
Existem sistemas de Help Desk no mercado que podem oferecer acessibilidade e suporte total para a utilização em computadores com sistemas operacionais iOS, Android, Linux, Mac e Windows.
Isso traz uma mobilidade ainda maior aos seus usuários que, assim, não ficam dependentes de um sistema único, uma vez que podem optar pelo que mais se adequa às necessidades reais da empresa.
Há, também, alternativas de armazenamento de dados em nuvem que, conforme mencionado, impedem que gestores e colaboradores se tornem “reféns” do desktop. A partir do total controle de processos, por meio da automação de TI, os sistemas de Help Desk asseguram o êxito dos trâmites de checagem, mediante uma ferramenta que permite um alcance de quase 100% em automatização de processos.
Ademais, para todos os profissionais que usam os recursos do Help Desk, muitas soluções do mercado fornecem monitoramento em tempo real para a resolução de problemas, bem como um acompanhamento preventivo para eventuais complicações.
3. Fluxos de processos de atendimento
O fluxo de atendimento às demandas de cada usuário é um dos mais relevantes fatores para qualquer empresa. Nesse contexto, a automação de TI permite a eliminação de processos realizados manualmente sem, para tanto, requerer grandes investimentos. Dentre os exemplos práticos destacam-se:
- a redefinição de senhas;
- o monitoramento de usuários;
- a geração de relatórios;
- a criação de acessos para novos usuários.
Os atendimentos podem ainda, como visto, serem automatizados em níveis superiores, a partir do uso de ferramentas de alto desempenho, como o Help Desk.
4. Documentação automática
Ao adotar a automação de TI, é fundamental gerir a documentação de processos com a mesma ferramenta. Além da facilidade inerente à utilização da interface disponibilizada, é possível gerar relatórios com layouts intuitivos e organizados, além de ganhar tempo na implantação de otimizações, treinar os operadores e auxiliar os responsáveis pela aplicação correta dos procedimentos documentados automaticamente.
Cumpre ressaltar, por fim, que a integração dessas funcionalidades pode trazer resultados expressivos para a sua empresa, sobretudo, porque a automação de TI possibilita que os ambientes sejam replicados com mais segurança, reduzindo as possibilidades de erros. Os níveis de qualidade podem ser igualmente aprimorados, pois, com parâmetros claramente estabelecidos, todas as entregas cumprem exatamente as funções esperadas, evitando os retrabalhos e o comprometimento da eficiência.
Se você gostou do artigo, não perca a oportunidade de conferir como a integradora de serviços de TI pode transformar a sua organização!