Desde 2020, a tecnologia tem acelerado com várias oportunidades. Algumas já estavam em desenvolvimento, ou passaram por melhorias, enquanto outras foram desenvolvidas para resolver problemas específicos que foram identificados no momento de crise.

Mas com toda certeza, o que mais vimos foram processos físicos migrando para o digital, com mais segurança e agilidade. Tudo isso graças à tecnologia. E na esfera pública, não foi diferente. O governo brasileiro se modernizou muito nos últimos dois anos e tem buscado melhorar ainda mais o seu relacionamento com o cidadão, com processos cada vez menos burocráticos.

Para entender mais sobre essa transformação digital e como a gestão pública pode acelerar ainda mais os seus resultados, confira este artigo sobre o assunto que criamos para você!

O caminho até aqui

A gestão pública sempre foi conhecida pelos processos morosos, pela grande quantidade de burocracia e sua falta de abertura para novos processos. Isso mudou nos últimos anos e estamos experimentando uma grande mudança.

Ao olhar para o antes e depois, especialmente com a crise sanitária de 2020, veremos uma gestão pública mais preocupada em agilizar processos, seja pela necessidade de digitalização, ou pela busca de um novo relacionamento com o cidadão.

A própria legislação tem avançado nesse sentido, como é o caso do Decreto nº 10.278/2020, que estabelece a técnica e os requisitos para a digitalização de documentos públicos ou privados.

Olhar para esse caminho só reforça o quanto a gestão pública tem avançado rumo a uma transformação digital de verdade!

Como acelerar a transformação digital

Como já vimos até aqui, muitas coisas mudaram. Mas, como é possível acelerar a transformação digital na gestão pública? Selecionamos três soluções capazes de mudar a rotina de qualquer setor público. Vamos lá?

Em primeiro lugar, acreditamos fortemente na digitalização de documentos como uma forma de tornar processos mais ágeis e iniciar uma gestão paperless, isto é, com menos documentos físicos. Por isso, aposte em uma solução que possibilite a conversão desses documentos em digitais, levando sempre em consideração a validação jurídica desses documentos, bem como o armazenamento posterior em nuvem, com um sistema seguro.

Vale reforçar que não estamos apenas falando em digitalizar o documento, mas em remodelar a gestão atual, apostando na tecnologia como principal aliada. Isso permite que documentos físicos sejam descartados, desde que em conformidade com as legislações vigentes, assim como entrega mais agilidade para o cidadão e na rotina do funcionário público.

Em segundo lugar, temos o Wi-Fi Inteligente. E não estamos falando aqui apenas de uma simples rede sem fio, mas de uma solução completa capaz de estreitar os laços entre a sua gestão e o cidadão, oferecendo comunicações diretas no celular com possibilidade de personalização, aplicação de pesquisas diversas, disparo de informativos de acordo com o público escolhido e muito mais! Tudo isso com uma infraestrutura de rede compatível e totalmente escalável.

E por último, mas não menos importante: a impressão móvel. Embora a gestão paperless esteja cada vez mais forte, o governo ainda precisa imprimir documentos nos mais diversos formatos. A impressão móvel permite que qualquer funcionário, independente da localidade, imprima documentos utilizando apenas o seu celular. Isso ajuda para que a rotina não seja interrompida.

Além disso, é importante verificar se esse tipo de solução conta com um sistema de armazenamento em nuvem que seja seguro e que garanta o monitoramento do que está sendo impresso, bem como quem está fazendo a solicitação de impressão.

Indicando um parceiro

O que apresentamos até aqui é apenas uma parte das soluções que podem ser utilizadas como forma de acelerar a transformação digital na sua gestão pública. Sendo assim, é quase impossível lidar com tudo isso sozinho. A melhor opção é garantir um parceiro que esteja ao lado, com qualidade e toda segurança necessária.

A Tecnoset é uma empresa com pouco mais de 30 anos de mercado, com foco em transformação digital. Atuamos em diversos segmentos no setor público e privado. Nossas soluções podem ser aplicadas em instituições de saúde, de educação e no dia a dia de qualquer rotina no setor público.

Para saber mais sobre essas e outras soluções que oferecemos, entre em contato com um de nossos consultores, sem compromissos. Assim, você entenderá como podemos ajudar a sua gestão pública a acelerar processos e se posicionar como referência no Brasil.

Leia também: Digitalização de documentos no setor público: preciso contratar um prestador de serviços?