Equipes que performam além das metas definidas é algo que parece muito bom para ser verdade, mas elas existem. As equipes de alta performance realizam entregas com mais qualidade e em menos tempo, obtendo altos índices de produtividade.

Neste caso, a gestão de tempo é fundamental para alcançar esses resultados. Isso porque equipes de alta performance trabalham as mesmas horas que outras equipes, se diferenciando pelos seus objetivos alcançados. Então, como gerenciar o tempo de forma efetiva?

Para responder essa pergunta, separamos algumas dicas que equipes que são de alta performance, ou desejam ser, precisam saber. Boa leitura!

O que é a gestão de tempo?

Antes de falarmos sobre gestão de tempo, é importante entender mais a fundo o significado dessa palavra. Parece que ela significa  apenas a organização do tempo, mas na realidade a gestão de tempo é sobre planejamento, disciplina e organização.
É um processo onde você priorizará e organizará as tarefas com o objetivo de obter melhores resultados aproveitando o tempo da melhor maneira possível. Esse conceito é muito utilizado dentro da condução de projetos, mas é extremamente necessário na rotina de qualquer empresa.

Hacks para otimizar o tempo

A gestão de tempo envolve a organização estratégica por parte de cada equipe de alta performance, mas também tem grande relação com a possibilidade de automatizar tarefas mais operacionais. Isto é, contar com a tecnologia.

Abaixo, selecionamos algumas dicas para a sua equipe otimizar o tempo de verdade. Vamos lá?

Mapeie projetos

Mapear projetos é uma das melhores formas de prever cenários, inclusive aqueles que causarão obstáculos no caminho. Além disso, é desta forma que você poderá ter uma ideia melhor do projeto e delegar as atividades certas para os colaboradores certos. Isso evita desmotivações e consequentes atrasos.

Defina as metas com antecedência

Mudar de rota é algo que sempre atrapalha. Então, quando for mapear o projeto, já defina as metas esperadas. Uma dica aqui é utilizar metodologias ágeis para fragmentar o projeto em partes menores e fazer um acompanhamento mais otimizado do que precisa ser entregue.

Elimine ou diminua o uso de papel físico

Estamos na Era Digital, mas muitas empresas ainda utilizam uma quantidade considerável de papel físico. Isso dificulta a comunicação, gera mais resíduos e deixa os processos muito mais lentos. Então, mesmo que a sua equipe necessite de documentos para atender as demandas que surgem, o ideal é investir na digitalização de legado.

Desta maneira, a consulta por informações fica mais rápida e você ainda estará aumentando a segurança documental.

Demandas operacionais ficam com especialistas na área

Não adianta abraçar o mundo. Infelizmente, muitas equipes ainda precisam lidar com uma quantidade grande de demandas operacionais, incluindo aquelas que não são a sua especialidade. Um exemplo comum são as  impressões. Especialmente em áreas da saúde e do varejo, é fundamental a necessidade de impressoras para demandas específicas.

Porém, os colaboradores da sua equipe, muito provavelmente,  não entenderão a fundo essas máquinas e como lidar em caso de problemas técnicos. Quando a operação é interrompida e é a sua equipe que fica responsável por resolver esses contratempos, existe, além de um gasto de energia mental, um desperdício de tempo investido em uma demanda que não foca nas metas estabelecidas.

Para isso, contrate um outsourcing de impressão de confiança. Ele poderá ajudar com questões mais técnicas, dúvidas e a empresa nem precisará fazer investimentos iniciais em máquinas.

Após ler essas dicas, fica visível o papel da tecnologia para ajudar equipes de alta performance. Concorda? Se você acredita que os seus colaboradores podem ir além com ajuda da transformação digital, entre em contato com a gente!

Somos referência no  mercado, com mais de 30 anos de experiência entregando processos mais claros e otimizados para os nossos clientes.

Leia também: Como automatizar os processos de temporalidade documental