Como está a gestão financeira de sua empresa hoje? Um gerenciamento adequado pode auxiliar não apenas a organizar as contas internas, mas também a reduzir custos dentro da organização, um dos objetivos principais de qualquer gestor.
Conforme a complexidade do negócio aumenta, maiores são os desafios de administração. Já não é possível manter apenas uma pessoa na realização das atividades administrativas, e a formação de uma equipe especializada se torna uma necessidade.
Dentro desse contexto, separamos algumas dicas simples, porém valiosas, que podem ajudar você a obter o máximo de rendimento possível dentro de sua empresa. Leia o texto e confira!
A gestão financeira
Um dos setores que mais demandam atenção dentro de qualquer organização é o financeiro. É por meio dele que se gerem todos os recursos disponíveis — e estes, por sua vez, serão distribuídos aos demais setores. É dessa forma que o negócio pode se sustentar e crescer.
Chamamos de gestão financeira todos os procedimentos administrativos diretamente relacionados com o planejamento, a análise, a execução e o controle das atividades financeiras do negócio.
Seu objetivo é simples e direto: obter o máximo possível de lucro com a atividade da empresa, reduzindo ao máximo todos os custos de suas tarefas.
As principais dicas de gestão financeira
Vamos dar algumas dicas básicas de gestão financeira para auxiliar você na administração de sua empresa. Algumas pequenas mudanças na forma como você atua já fazem uma grande diferença em seu fluxo de caixa.
1. Separe o dinheiro particular do dinheiro da empresa
Um erro muito comum, principalmente em pequenos negócios, é quando o gestor confunde o dinheiro particular com o orçamento da empresa e pega valores que pertencem à organização para contas próprias.
Isso gera uma grande confusão patrimonial e prejudica diretamente a empresa, pois a gestão financeira vira um caos. A principal regra aqui é realizar uma distinção geral do que é da empresa e do que é do gestor. Dessa forma, não existe confusão.
2. Mantenha reservas separadas para diferentes setores
Separar e organizar as verbas destinadas para cada um dos setores também é outro ponto fundamental para uma boa gestão financeira. Um erro comum é manter um orçamento único, o que pode acabar criando um desequilíbrio entre as áreas da empresa.
Isso acontece pois alguns setores podem ter necessidades antes de outros e acabar consumindo mais do orçamento. Tal atitude se mostra um problema para as outras áreas, que ficam com limitações.
Cada um dos setores deve ter seu orçamento separado e com colaboradores responsáveis pelas suas verbas, gastos e investimentos. Dessa forma, temos uma distribuição muito mais justa, e o controle se torna mais eficaz.
3. Defina objetivos e metas junto dos gastos para alcançá-los
O planejamento é fundamental em qualquer área, principalmente quando falamos em gestão financeira. Definir uma estratégia de atuação nos garante uma visão melhor do setor, independentemente da situação, melhorando a produtividade do negócio.
É preciso definir metas e objetivos para a empresa e para acompanhar a evolução em direção a esses pontos, ou seja, indicadores que nos permitam ler os processos. Dessa forma, conseguimos estruturar da melhor forma as ações de curto e de longo prazo.
Objetivos e metas claros também facilitam na hora da tomada de decisão, nos permitindo fazer uma leitura mais clara de cada situação e buscar a direção correta.
4. Organize suas rotinas financeiras
É por meio da gestão financeira que podemos analisar o movimento financeiro de uma organização, realizando a administração de seu capital e patrimônio, além, é claro, de seu desempenho econômico periódico.
Desorganização leva à perda de documentos, de prazos e a outros problemas que prejudicam o seu negócio. A principal dica na hora de organizar suas rotinas administrativas é ter disciplina e criar procedimentos padrão, os quais vão guiar a atuação dos colaboradores e manter tudo sob controle.
5. Coordene as contas a pagar e a receber
Conforme o negócio cresce, o número de obrigações também cresce junto aos seus fornecedores. Ao mesmo tempo, também temos mais clientes que realizam pagamentos pelos produtos e pelos serviços.
É preciso coordenar muito bem as entradas e as saídas para evitar o pagamento de juros por conta de atrasos. Em um primeiro momento, esse custo pode não parecer tão alto, mas ao somarmos o total ao longo do ano, pode ser que sua empresa esteja perdendo muito dinheiro com isso.
6. Cuide dos processos fiscais
O processo tributário em nosso país é um tanto quanto confuso e isso não deve mudar em breve. O principal problema aqui é que a falta de pagamentos de tributos acaba gerando multas e outras sanções prejudiciais ao negócio.
O ideal é contar com um profissional contábil especializado em tributação que possa verificar quais são os impostos que devem ser recolhidos e fazer esse processo conforme exigido na legislação. Isso pode evitar muitas dores de cabeça.
7. Administre o fluxo de caixa corretamente
Um dos maiores desafios dentro da gestão financeira de qualquer organização é, com certeza, manter um fluxo de caixa organizado. É preciso calcular ganhos e estimar gastos com precisão para evitar qualquer tipo de problema.
A dica aqui é buscar apoio de um software de gestão financeira. Por meio de inteligência artificial e de várias funcionalidades, eles auxiliam você a entender corretamente seu fluxo de caixa e a gerir todas as entradas e as saídas.
O papel do outsourcing para conter gastos
Por fim, separamos uma dica fundamental para a gestão financeira de uma organização. O outsourcing de TI.
Buscar a parceria de uma empresa especializada em tecnologia da informação para a sua empresa pode trazer uma redução de custos significativa e melhorar a sua gestão financeira indiretamente.
Isso acontece pois já não é necessário realizar todo o gerenciamento da verba destinada à TI e provisionar dinheiro para investimentos em novas tecnologias, manutenções e outras atividades.
Tudo isso torna-se responsabilidade da empresa contratada, sendo necessário apenas realizar o pagamento mensal acordado no SLA, Acordo de Nível de Serviço. Ou seja, é possível obter muito mais qualidade, pagando menos e com maior organização.
Chegamos ao final deste post e esperamos que as dicas apresentadas aqui auxiliem você a melhorar a gestão financeira de sua empresa e a maximizar seus lucros, sempre com redução dos seus custos de operação.
Ficou interessado nas possibilidades do outsourcing de TI? Entre em contato com a Tecnoset e conheça mais de nossos serviços e o que eles podem fazer pela sua empresa!