A digitalização de rotinas é uma estratégia de TI que faz parte da Transformação Digital. Uma das maneiras de implementá-la no ambiente hospitalar é por meio do Prontuário Eletrônico do Paciente. Essa é uma solução que trouxe mais segurança, integração e agilidade para o dia a dia de instituições de saúde.

Afinal de contas, com o Prontuário Eletrônico do Paciente, o hospital pode atender às demandas com dados mais precisos. Além disso, compartilhar informações e torná-las um meio de otimização de fluxos de trabalho fica mais simples. Desse modo, será possível cortar gastos, melhorar resultados e evitar riscos.

Quer saber mais sobre o tema e como o Prontuário Eletrônico do Paciente pode ajudar a ter melhores resultados? Então, leia o post a seguir!

O que é o Prontuário Eletrônico do Paciente?

O Prontuário Eletrônico do Paciente (ou apenas PEP) é uma solução voltada para digitalizar o uso de prontuários médicos. Esse tipo de software armazena dados do paciente, de seus exames e o seu histórico de consultas em um único lugar. Além disso, unifica o ambiente em que receitas, condutas e tratamentos já aplicados podem ser verificados.

Em outras palavras, o Prontuário Eletrônico do Paciente é uma espécie de CRM voltada para o ambiente hospitalar. Nele ficarão todos os dados de cada paciente ao visitar uma clínica. Assim, o seu atendimento pode ser mais ágil, flexível e focado em suas demandas.

Por que implementar o Prontuário Eletrônico do Paciente?

O investimento em um sistema de Prontuário Eletrônico do Paciente é ideal para negócios que estão se digitalizando. Isso vale especialmente na área hospitalar, em que o uso de materiais impressos é elevado. Veja a seguir os benefícios que essa solução traz!

Redução de custos

Digitalizar os seus prontuários médicos reduz a necessidade de utilizar documentação impressa. Isso corta drasticamente os gastos na área. Além disso, abre a possibilidade de a empresa contratar serviços mais flexíveis, como o outsourcing de impressão.

Mais agilidade no dia a dia dos setores

Por ser digitalizado, o prontuário médico poderá ser acessado em qualquer lugar, dando mais agilidade às equipes de emergência ou mesmo aos médicos que fazem consultas de rotina. Com isso, o tempo focado nas demandas do paciente crescerá, assim como a qualidade do serviço.

Redução de erros

O uso de um prontuário médico digital reduz drasticamente os erros operacionais. Os times poderão corrigir, centralizar o acesso e atualizar rapidamente qualquer registro. Essa possibilidade reduz ao máximo as chances de alguém trabalhar com base em dados pouco confiáveis.

Maior integração

A integração entre equipes é um ponto fundamental para hospitais. O Prontuário Eletrônico do Paciente, nesse sentido, facilita a colaboração entre setores. Afinal, os dados serão centralizados e acessados sem dificuldade por todas as pessoas.

Que cuidados tomar ao investir nessa tecnologia?

Para investir em um bom Prontuário Eletrônico do Paciente, alguns cuidados devem ser tomados. Eles reduzem riscos e melhoram o resultado do negócio com o investimento. Entre os principais, podemos apontar:

  • utilize soluções com bons padrões de segurança;
  • escolha um desenvolvedor com bom suporte ao usuário;
  • conheça a política de atualizações;
  • avalie se há a possibilidade de integração com ferramentas já existentes.

A digitalização e a Transformação Digital são tendências em todos os setores da economia. Adotar soluções robustas, nesse sentido, deve ser uma preocupação dos gestores. Isso vale, inclusive, para os hospitais.

Ter rotinas flexíveis e apoiadas em soluções como o Prontuário Eletrônico do Paciente permite maior corte de gastos e melhor gestão dos fluxos de trabalho. Desse modo, a empresa pode maximizar a sua habilidade de prestar um atendimento de qualidade, à prova de erros e inovador. Portanto, não deixe de considerar esse investimento!

Outra vantagem do Prontuário Eletrônico do Paciente é que ele auxilia o negócio a ter um fluxo de trabalho mais sustentável e alinhado com as tendências dessa área. Veja no nosso blog como o outsourcing de impressão também pode reforçar essa característica da sua empresa!