5 tendências para o cenário digital em 2022 para o setor público

5 tendências para o cenário digital em 2022 para o setor público

Que o mundo está em constante evolução, isso todos nós sabemos. Mas, quais as previsões para 2022 quando o assunto é tecnologia para o setor público? Com base em algumas delas, a gestão pública deverá desenvolver suas próprias maneiras de lidar com o ritmo acelerado das mudanças tecnológicas.

Além de equipes capazes de lidar com os desafios, a capacitação, que antes já era uma necessidade, agora se torna uma constante obrigatória. Mas, que tal entender um pouco mais dessas tendências e se preparar para 2022 com um pouco mais de antecedência? Confira abaixo as 5 tendências que separamos para você:

Trabalho distribuído

Desde 2020 o modelo de trabalho tem mudado, mas foi neste ano de 2021 que sentimos uma mudança muito grande quando o assunto é trabalhos remotos e híbridos. Funcionários dispersos geograficamente também têm sido uma crescente no setor público, mas a tendência é que esse cenário aumente.

Conhecido por ser um setor mais burocrático e tradicional, aos poucos essa visão tem caído com a adoção de estratégias inovadoras. Para que o trabalho distribuído seja uma realidade, é preciso que as mudanças técnicas acelerem, oferecendo experiências com o mínimo de atrito possível.

Vale lembrar que não é somente o trabalho distribuído que se configura como uma tendência, mas também os serviços distribuídos, com o objetivo de ajudar o cidadão a ter uma experiência positiva e sem muita burocracia, indo na contramão do que se pensa sobre a gestão pública.

Hiperautomação

Conhecida como Hyperautomation, permite acelerar as atividades e aumentar as tomadas de decisão. Ao automatizar os processos de maneira acelerada, as equipes podem ficar mais focadas nas estratégias e em construir relações mais humanizadas com o cidadão e uma comunicação mais assertiva entre funcionários.

Experiência Total (TX)

e antes o foco era na Experiência do Cliente (CX) ou na Experiência do Usuário (UX), agora o objetivo é aumentar a confiança e satisfação tanto do cidadão, como dos funcionários. A Experiência Total (TX) combina  Experiência do Cliente (CX), Experiência do Funcionário (EX), Experiência do Usuário (UX) e Multiexperiência (MX).

Computação para aumentar a privacidade

Especialmente após a LGPD, é preciso ficar de olho para evitar qualquer tipo de perda de confiança por parte do cidadão nas soluções disponibilizadas pelo governo, fazendo com que a tecnologia empregada traga realmente transformações.

Por isso, é muito importante investir em soluções com criptografia de ponta a ponta e com dados em nuvem em ambientes seguros. 

Digitalização de Legado

A Digitalização não é por si só uma novidade, mas quando falamos em digitalização de documentos com validade jurídica, é muito importante ficar de olho na legislação vigente,  como é o caso do Decreto nº 10.278/2020, que estabelece as técnicas e requisitos para a digitalização de documentos.

A digitalização de legado é uma grande oportunidade para as prefeituras, pois evita um número excessivo de arquivos em papel, o que dificulta a busca por informações no dia a dia, deixando a rotina morosa e a comunicação entre funcionários muitas vezes ineficiente.

Para acompanhar essas e outras tendências para 2022, é fundamental contar com um parceiro para apoiar a sua estratégia em transformação digital, sem abrir mão da transparência de segurança.  A Tecnoset é uma empresa com mais de 30 anos de mercado e está preparada para apoiar os mais diversos setores na busca por soluções ideias para a sua gestão pública.

 

Leia também: Qual é o impacto da organização de documentos na produtividade de funcionários?