Como estimular a produtividade da equipe de TI? A transformação digital fez com que a tecnologia tomasse um papel estratégico para os negócios de todo o planeta. Afinal, com o uso das soluções digitais, empresas podem cortar gastos, melhorar o seu nível de foco nas demandas dos clientes e serem mais inovadoras.
Mas isso somente é possível se o time de TI tem um foco contínuo nas demandas dos profissionais. Afinal, se a equipe não consegue fazer bom uso das aplicações, as chances de ocorrerem problemas são altas. Portanto, o gestor deve estar sempre preparado para estimular a produtividade da área.
Quer saber como isso pode ser feito? Então, veja a seguir algumas dicas para aumentar a produtividade em TI!
Melhorar a comunicação
Um time de TI que não se comunica corretamente pode ter grandes problemas de produtividade. Os profissionais praticarão mais erros ao identificar as demandas existentes. Além disso, ficará mais difícil montar um bom planejamento para todos.
Por isso, a comunicação deve ser sempre moldada para maximizar a capacidade de cada pessoa trocar dados quando necessário. Os times, em outras palavras, precisam trabalhar de maneira colaborativa. Isso torna todo o fluxo operacional mais fluido e com mais espaço para a inovação.
Ter metas claras
O planejamento deve estar sempre focado em entregar os melhores resultados. Isso somente é factível quando há um conjunto de metas claras para todo o grupo. Pois, caso contrário, os profissionais não saberão como priorizar tarefas e em qual ordem cada demanda deve ser atendida.
Por isso, elabore um conjunto de metas claras para cada time. Também mantenha um esquema de divisão de tarefas que seja feito considerando o perfil das equipes. Desse modo, você evitará atrasos e erros frequentes.
Formar equipes multidisciplinares
Um dos meios de estimular ganhos de produtividade da equipe de TI é mantendo uma equipe multidisciplinar. Isso estimula as pessoas a trocarem experiências e saberes. Assim, a busca por novas soluções não somente é feita com mais agilidade, mas também de modo mais inovador.
Uma vez que isso passa a ocorrer, as equipes conseguem entregar resultados muito melhores. Portanto, faça um planejamento para garantir que as equipes possam sempre trabalhar juntas. Comece por projetos pequenos, amplie o escopo rapidamente e sempre focando em feedbacks para reduzir riscos e corrigir erros.
Realizar treinamentos contínuos
Para que a equipe de TI possa trabalhar com qualidade, seus conhecimentos precisam ser uniformes. Se isso não ocorrer, haverá um grande problema para a empresa: cada pessoa executará suas atividades de uma forma diferente, evitando que as boas práticas sejam perpetuadas.
Por isso, busque criar um ciclo de treinamentos contínuos. Eles devem ser aplicados sempre que a empresa implementa uma nova rotina ou apenas para reciclar os conhecimentos das equipes. Assim, você poderá garantir a qualidade esperada para todos os serviços da área.
Ter o apoio da automação
A automação é um dos melhores meios de garantir que a empresa possa ter mais produtividade. Investindo nessa estratégia, haverá melhor uso dos recursos e maior habilidade de focar no que é mais importante. Além disso, os erros serão amenizados, diminuindo gastos.
Uma das maneiras de investir na automação para otimizar o trabalho da equipe de TI é por meio de um chatbot. Esse tipo de aplicativo realiza atendimentos digitais de modo automatizado. Desse modo, a carga de trabalho da equipe de suporte com rotinas como trocas de senhas e realização de chamados cairá rapidamente.
Utilizar indicadores de performance
Qualquer empresa moderna utiliza indicadores de performance para identificar problemas. As métricas de qualidade abrem espaço para os líderes identificarem se existem partes do fluxo de trabalho com problemas. Desse modo, as correções se tornam mais precisas e capazes de agregar valor ao negócio.
Por isso, sempre busque integrar um conjunto robusto de métricas alinhadas com o perfil da área. Ou seja, elas devem ser moldadas a partir dos objetivos do setor, as capacidades dos times e suas rotinas. Assim, o gestor poderá avaliar a existência de problemas e sempre repará-los rapidamente.
Adotar novas metodologias
Todo o grupo de TI produtivo deve ser apoiado por boas ferramentas. Assim sendo, a empresa deve ter sempre uma base de apoio para os seus profissionais. Quando isso não ocorre, os técnicos têm mais dificuldades para executar as suas demandas e podem apresentar mais erros do que o esperado.
Por isso, trabalhe continuamente para avaliar as demandas do setor e identificar quais soluções podem ser empregadas para saná-las. Um bom conjunto de ferramentas de TI, nesse sentido, pode ser adotado considerando os problemas já existentes, as tendências da área e os objetivos a médio e longo prazo. Assim, o retorno sobre o investimento pode ser maximizado e a companhia poderá mitigar riscos com facilidade.
Investir em um time terceirizado
A terceirização é uma das melhores formas das empresas melhorarem os seus processos. Com esse serviço, o negócio terá um time alinhado às suas demandas e um foco contínuo na entrega de resultados. Além disso, os processos serão continuamente atualizados para evitar erros e falhas no dia a dia da companhia.
O outsourcing aumenta a produtividade da equipe de TI ao manter profissionais especializados para solucionar as demandas da empresa o tempo todo. A equipe interna — caso a empresa tenha uma — poderá focar em rotinas complexas. Já as externas poderão direcionar todo o esforço para atividades, como o suporte a usuários e a execução de manutenções preventivas.
Como podemos ver, existem várias formas de uma empresa aumentar a produtividade da equipe de TI. Quando isso ocorre, o negócio pode ter maior foco no seu core business e nas demandas internas. Além disso, pode aumentar a sua competitividade conseguindo aproveitar mais os recursos tecnológicos disponíveis.
Dessa forma, não deixe de investir em novas tecnologias e em processos que possam aumentar a produtividade em TI, pois os profissionais da área conseguirão agregar mais valor aos serviços da empresa. Ao mesmo tempo, a companhia poderá maximizar a sua competitividade, uma vez que os profissionais terão maior foco no core business da empresa e gastarão menos tempo resolvendo problemas.
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